Uma importante reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (10) na Promotoria de Justiça de Pontes e Lacerda entre os representantes das escolas, órgãos de segurança e autoridades locais afim de debater a questão da segurança nas escolas Federais, Estaduais, Municipais e Privadas do município.
O promotor de justiça, Dr Frederico conduziu o encontro, ouviu atentamente as demandas e priorizou ações de curto e médio prazo.
Os diretores e coordenadores das escolas explanaram suas necessidades e preocupações sobre o assunto, casos de uso e vendas de ilícitos dentro das escolas foram citados, violência dentro e fora das escolas, falta de respeito com os professores, ausência dos pais na comunidade escolar, automutilação de jovens, depressão, transito em volta das escolas e outros assuntos.
A omissão do Conselho Tutelar nas ações preventivas e punitivas também foi motivo de reclamação por parte de vários representantes da comunidade escolar e da Secretaria de Assistência Social de Pontes e Lacerda.
Representando a Polícia Militar, o Tenente Fidelis ressaltou a importância das rondas ostensivas nos horários de entrada e saída dos alunos para inibir ações e práticas de crimes, porém, relatou também a falta de efetivo e o momento difícil em que a Polícia Militar e o Estado vêm enfrentando.
O Delegado da Delegacia Regional, Rafael Scatolon, se comprometeu em receber todos os diretores e responsáveis pelas escolas para tirar dúvidas e contribuir de forma direta e rápida para melhorar a segurança nas escolas.
O promotor de justiça intermediou o debate que teve início às 09:00hrs e finalizou por volta das 12:00hrs. A assessora pedagógica, Andréa Bretas, ficou responsável pela continuidade do diálogo, intermediação e integração entre a comunidade escolar e as forças de segurança do município.
Os vereadores Rogério Lero-Lero (PV), Sergio Luiz Pereira Junior (PRB) e Maxsuel Guimarães (PSDB) estiveram representando o legislativo municipal. O presidente da Câmara Municipal, Maxsuel, se colocou a inteira disposição para contribuir no que for necessário.
[caption id='attachment_32497' align='alignright' width='251'] Vereador Rogério Lero-Lero (PV)[/caption]O vereador Rogério Lero-Lero agradeceu ao Ministério Público e ao Conseg de Pontes e Lacerda que não mede esforços para apoiar as ações que beneficiam a comunidade e parabenizou todos pela presença na reunião. ‘’Tenho certeza que não vamos resolver todos os problemas do município a curto prazo, mas temos que ter coragem para enfrentar de frente, com o apoio do Ministério Público e os Órgãos de Segurança vamos dar mais segurança nas escolas’’ disse o parlamentar.
Flavio Lima | Portal Lacerdense