Nos últimos dez anos, a produção de carne por hectares, no Brasil, registrou um aumento de 20%, passando de 55 kg de carcaça por hectare para 65,8 kg. Os números ficam ainda mais surpreendentes quando são analisados por região. Em Mato Grosso e Goiás, que juntos representam cerca 25% do rebanho bovino, o aumento chega a 40%, passando de uma média de 55 kg de carcaça por hectare para 75 kg. Os dados estão no anuário da Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carne (Abiec).
Os ganhos em produtividade estão diretamente relacionados a investimentos em tecnologia, como melhoramento genético. Nos últimos anos, a qualidade do rebanho nacional registrou grandes avanços por meio da seleção genética, técnicas como fertilizações in vitro (FIV), acasalamentos dirigidos e genômica.
Um exemplo disso é a Agropecuária LS, que possui propriedades na região do Araguaia, justamente entre os estados de Goiás e Mato Grosso. O Grupo investe no melhoramento do rebanho por meio da seleção genética, o que rendeu ganhos em volume de animais e também de rendimento. Em três anos, os resultados do grupo LS registraram um aumento de 130%.
De acordo com o proprietário do grupo, Paulo Siqueira de Melo, depois de uma reorganização empresarial e com o contínuo investimento em melhoramento e seleção genética, a Agropecuária LS conseguiu mais que dobrar seus resultados num período de três anos. “Com uma seleção extremamente criteriosa, estamos em constante desenvolvimento, buscando disponibilizar ao mercado aquilo que queremos comprar. Nosso projeto é focado na pecuária de ciclo curto, em que as fêmeas emprenham precocemente e os machos terminam mais cedo”, afirma.
O CEO do grupo erural, Matheus Ladeia, afirma que o investimento em tecnologia está transformando o modelo de negócios da pecuária brasileira. “As mudanças podem ser vistas dentro e fora da porteira. Na gestão dos negócios, por exemplo, as empresas pecuárias estão lançando mão de ferramentas que permitem chegar a mais lugares, se conectar com mais parceiros e assim viabilizar melhores negócios. O e-commerce já é uma realidade consolidada na pecuária, não se fala mais em leilão presencial sem que haja conexão virtual”.
Democratizando Resultados – Em busca de disseminar toda tecnologia e viabilizar melhores resultados para a pecuária brasileira, o grupo Agropecuária LS realiza o projeto “LS Todos os Cantos”, projeto que vai comercializar animais e genética nas principais regiões produtoras do país. No próximo dia 21 de setembro é a vez da região do Araguaia, no encontro entre Mato Grosso e Goiás, receber o leilão de touros, fêmeas, sêmens e embriões.
O leilão “LS Todos os Cantos” será realizado no Sindicato Rural de Cocalinho (MT), a partir das 13h. “Nosso objetivo é levar nossa tecnologia a todos os cantos do país. Começamos em Salvador, na Bahia, e agora estamos de volta ao nosso berço de origem, no Araguaia. Será a segunda edição de um projeto que vai percorrer todo o país. Queremos mostrar que os nossos resultados são viáveis para todos, em todos os lugares”, afirma Paulo Siqueira de Melo.
O projeto é realizado em parceria com a erural, responsável pela comercialização e transmissão do evento para todo o mundo. De acordo com Matheus Ladeia, a erural e a Agropecuária LS se juntam para ampliar o alcance e possibilitar que todos tenham acesso aos produtos ofertados.
Inspirado no aclamado projeto "Todos os Cantos" da cantora Marília Mendonça, onde ela rodava o país com shows surpresa, a Agropecuária LS segue essa mesma rota, mas com o objetivo de levar sua genética de ponta para as principais regiões do país.
A jornada começou em Salvador (BA), marcando presença no nordeste brasileiro, e agora retorna ao coração da Agropecuária LS, em Cocalinho (MT), berço de uma das seleções mais rigorosas e tecnológicas de Nelore funcional do país. Desde 1988, a LS Agropecuária, inicialmente conhecida como Nelore Santa Clara, tem se dedicado à seleção de indivíduos superiores na Fazenda Entre Rios, em Aruanã-GO. Em 2018, o projeto foi relançado com uma abordagem moderna, incorporando tecnologias de ponta como a FIV, acasalamento e genômica, consolidando-se rapidamente como referência no setor.
O evento terá início na sexta-feira, 20 de setembro, com uma live de apresentação dos touros e venda de embriões.
No sábado, 21 de setembro, às 13h, o Sindicato Rural de Cocalinho receberá o grande leilão, que ofertará 50 reprodutores, 10 fêmeas, além de pacotes de embriões e sêmen dos reprodutores da Agropecuária LS, incluindo um touro de central. Este leilão não só representa uma oportunidade única para os pecuaristas adquirirem animais de genética superior, mas também simboliza o retorno às origens da Agropecuária LS, trazendo sua embarcação de genética de volta ao Araguaia. Além do leilão presencial, haverá transmissão ao vivo pelo YouTube da erural: https://www.youtube.com/@erural_br.
Sobre a Agropecuária LS
Focada no objetivo de ser a casa do Nelore Funcional, a Agropecuária LS é sinônimo de tradição, inovação e excelência na seleção de Nelore no Brasil. Com uma história que atravessa gerações, a Agropecuária LS se destaca por seu compromisso inabalável com a qualidade e resultados consistentes para seus clientes.