logo
AGRONEGÓCIO

Mais de 50 mil produtores rurais já comunicaram estoque de rebanho ao Indea


Mais de 50 mil produtores rurais já comunicaram estoque de rebanho ao Indea

Mais de 50 mil produtores rurais já realizaram a comunicação do número de animais nas propriedades junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) desde o início da campanha, no dia 1º de maio. 

A comunicação de rebanho é obrigatória. Na parte bovina, a campanha substitui a vacinação contra a febre aftosa, que não é mais necessária este ano, após 40 anos de imunização.

Além dos criadores de gado, os produtores rurais de outras dez espécies (búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas, abelhas e peixes) também precisam fazer a comunicação da quantidade de animais na sua propriedade junto ao Indea.

Desde o dia 8 de maio, o produtor rural que não fez a comunicação não consegue mais emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), ficando impedido de comercializar os animais, exceto para abate.

Também existe a previsão de outras penalidades, como aplicação de multas, que podem chegar a soma de R$ 6 mil, para aqueles que não realizarem a comunicação no prazo. A campanha de atualização do estoque de rebanho termina dia 31 de maio.

Comunidades e Assentamentos


Produtores rurais instalados em comunidades e assentamentos também precisam fazer a atualização de estoque de rebanho. Servidores da autarquia têm realizado pontos volantes em áreas onde há grande quantidade de produtores rurais da agricultura familiar para garantir a atualização no sistema do Indea.

Na ultima sexta-feira (19.05), uma equipe esteve em Peixoto de Azevedo, no assentamento do Distrito de União do Norte - maior assentamento da América Latina, com 3,6 mil famílias assentadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) -, para auxiliar os produtores da localidade a responder o questionário do informe de rebanho.