logo
PONTES E LACERDA

?Edna Sampaio visita Pontes e Lacerda


?Edna Sampaio visita Pontes e Lacerda
A vereadora e candidata a deputada estadual Edna Sampaio (PT) está em visita à região de Pontes e Lacerda, onde participa de atividades junto a apoiadores.
 
A candidata passou por Porto Esperidião, Araputanga, Quatro Marcos e Mirassol na segunda (12). Na terça (13), foi a Rondonópolis, na quarta (14) a  Poxoréu e nesta quinta (15) está em Cáceres. Nesta  sexta-feira (16), ela estará em Pontes e Lacerda, onde se reúne com apoiadores, no Residencial Florais.
 
Mestre em Ciência Política  e Doutora em Ciências Sociais,  é docente da Universidade do Estado de Mato (UNEMAT) há 28 anos e gestora governamental há 20 anos. 
 
Primeira vereadora negra eleita em Cuiabá, foi a única mulher a aparecer entre os sete candidatos a deputado estadual mais citados na capital e teve seu nome presente em diversas pesquisas feitas no interior.
 
Para ela, os números mostram a busca dos segmentos marginalizados por mais representatividade política e o interesse crescente da sociedade em debater pautas invisibilizadas no debate político.

Para Edna Sampaio, o fato de sua pauta dialogar com o anseio da parcela da população - mulheres, negros, indígenas, pessoas em situação de vulnerabilidade etc. - que é maioria do eleitorado e minoria nos espaços de poder, faz com que seu nome se destaque em relação ao de candidatos tradicionais.
 
“Vivemos uma crise de representatividade na política e o aparecimento de uma mulher trabalhadora, negra, que abraça pautas que não estão postas no campo política, faz com que muita gente se identifique. Significa que estamos ocupando um espaço que não existia e que representa muita gente”, disse ela.

 “Como vereadora, e até antes disso, já temos uma pauta em construção, que é dividida em cinco eixos, nos quais nós já temos atuado: o combate ao racismo, a luta pela vida das mulheres, a defesa da cidadania LGBT, a defesa dos serviços e dos servidores públicos e a geração de trabalho e renda com sustentabilidade social”.
 
Edna Sampaio luta por mais mulheres participando da vida política do país. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mulheres são mais de 77 milhões de eleitores em todo o Brasil, o que representa 52,5% do total de 147,5 milhões de eleitores, mas, desse número, apenas 9.204 (31,6%) mulheres concorreram a um cargo eletivo em 2018.

Mais lidas

VER MAIS