Águas Pontes e Lacerda inicia substituição de hidrômetros
A Águas Pontes e Lacerda, empresa do Grupo Iguá, iniciou nesta segunda-feira (4) a substituição de 400 hidrômetros em diversos bairros da cidade. Serão trocados os equipamentos que têm entre cinco e sete anos de uso. A ação é uma medida técnica necessária para garantir o funcionamento adequado do equipamento, que sofre desgaste devido ao tempo de utilização. O trabalho dos profissionais dura cerca de 15 minutos, sendo realizado sem custo para o morador.
O gerente operacional da Águas Pontes e Lacerda, Cristian Martarello, informa que até setembro serão instalados 1.800 novos medidores em toda a cidade. “A renovação é feita atendendo a uma recomendação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e está prevista, legalmente, no contrato de concessão dos serviços de saneamento”, explica.
Os novos hidrômetros permitem que a cobrança de água seja feita com base no que foi realmente consumido pelo cliente, garantindo a qualidade dos serviços. Além disso, o equipamento contribui para identificação de perdas de água que podem impactar o abastecimento da cidade.
“A substituição dos medidores não afeta o abastecimento do cliente. Não há risco de falta d’água ou quaisquer transtornos, pois tudo é feito diretamente no cavalete”, acrescenta Cristian. Os profissionais da Águas Pontes e Lacerda também fazem o registro das informações que estão no hidrômetro antigo para e inclusão no sistema da próxima leitura.
O gerente operacional destaca ainda que os equipamentos instalados pela concessionária têm segurança e qualidade comprovadas pelo Inmetro. No entanto, caso o cliente identifique alteração no valor da fatura é importante acionar a Águas Pontes e Lacerda para vistoria técnica. “Pode indicar vazamento nas instalações internas do imóvel. Por isso, lembramos ao cliente que faça o acompanhamento da leitura. Também recomendamos que o consumidor realize regularmente a verificação em todo o sistema hidráulico interno, a fim de certificar-se de que não há desperdício de água”, finaliza.