conecte-se conosco


Pontes e Lacerda

Saneamento também é saúde: Águas Pontes e Lacerda destaca os benefícios do setor no combate a doenças no Dia Mundial da Saúde

Publicado em

Pontes e Lacerda [email protected]

Pontes e Lacerda, 07 de abril de 2021 – Com a pandemia, a necessidade do cuidado constante de higienização ressaltou mais um papel essencial da água: o enfrentamento de doenças. Por isso, neste Dia Mundial da Saúde, a Águas Pontes e Lacerda, empresa controlada pela Iguá Saneamento, explica como a água e o esgoto tratados reforçam o combate às enfermidades.

Ao fornecer água de qualidade e dar o destino correto ao esgoto, o serviço de saneamento básico afasta riscos de desenvolvimentos das doenças de veiculação hídrica, como diarreia e gastroenterite, que ainda afetam grande parte da população mundial.

Estima-se que, anualmente, cerca de 829 mil pessoas morrem de diarreia no mundo, segundo relatório apresentado em março de 2021 pelo esforço interagencial ONU-Água. A doença também é a segunda causa de morte entre as crianças menores de 5 anos no mundo, segundo levantamento feito em 2017 pela Organização Mundial da Saúde. No Brasil, as doenças de veiculação hídrica foram responsáveis por 230 mil internações no Sistema Único de Saúde em 2018, de acordo com o DATASUS.

No Brasil, 83,7% da população tem acesso à rede de água e 54,1% contam com coleta de esgoto, aponta o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2019). A Águas Pontes e Lacerda tem o compromisso diário de combater essa realidade e vem trabalhando para ampliar o acesso da população ao saneamento no país até 2030.

“Em março, revisitamos nosso plano estratégico de sustentabilidade, traçando metas mais ambiciosas para garantir que vamos atingir nosso objetivo, que, na essência, é levar qualidade de vida para os brasileiros por meio de um serviço de saneamento consistente e bem planejado. Falando especificamente da saúde de nossos consumidores, acompanhamos de perto os índices de qualidade da água e esgoto que coletamos e tratamos”, explica Nilza Marques Fernandes, diretora geral da Águas Pontes e Lacerda.

Combate à Covid-19 – Além disso, o cenário agravado pela pandemia também exige atitudes imediatas. Por isso, a Águas Pontes e Lacerda vem realizando ações para apoiar o combate à Covid-19. Em março, a empresa realizou a distribuição de 1.400 sabonetes para o Centro de Referência de Assistência Social além de realizar a doação de 100kg de hipoclorito de cálcio para produção de desinfetante e higienização de espaços públicos.

Por Assessoria

Leia mais:  PRF aprende dois quilos de cocaína em Táxi durante fiscalização em Pontes e Lacerda

Comentários Facebook
Propaganda

Pontes e Lacerda

Comissão Regional de Saúde é criada por vereadores da Região Oeste do Estado de Mato Grosso, após reunião na Câmara Municipal de Pontes e Lacerda

Publicados

em

O objetivo do encontro foi o de alinhamento junto aos parlamentares da Região Oeste para buscar recursos, melhorias e qualidade dos atendimentos no Hospital Vale do Guaporé nesse momento de pandemia

Um grande encontro que reuniu a classe política das Comissões de Saúde dos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda, Campos de Júlio, Comodoro, Vale de São Domingos e a diretoria do Hospital Vale do Guaporé, aconteceu na manhã desta sexta-feira (16) na Câmara de Vereadores de Pontes e Lacerda.

O objetivo dos participantes foi somar forças para que juntos possam buscar recursos a nível estadual e federal para a unidade hospitalar que atende toda a região.

Preocupados com a atual situação causada por conta do novo coronavírus, os vereadores juntamente com os representantes do hospital, decidiram criar uma comissão para consolidar forças quando for necessário buscarem recursos para o hospital.

A reunião foi bastante produtiva, durou pouco mais de duas horas. Alguns questionamentos elencados pelos parlamentares foram esclarecidos pela diretoria do hospital.

Após o termino da reunião ficou definida a “Comissão Regional de Saúde do Vale do Guaporé” que é composta pelo vereador presidente da comissão, Edicley Coelho (vereador por Vila Bela), Paulo Sérgio Bezerra como vice-presidente (vereador por Comodoro) e Daniel Soares da Silva sendo o relator da comissão (vereador por Pontes e Lacerda).

Por Adriano Monezi 

Comentários Facebook
Leia mais:  Politec de Pontes e Lacerda recebe kit biométrico
Continue lendo

INFORME PUBLICITÁRIO

Propaganda

Pontes e Lacerda

Propaganda

Polícia

Cidades

Mais Lidas da Semana