conecte-se conosco


Fronteira

Policiais que atuam na região de fronteira realizam treinamento de ações de Segurança

Publicado em

Fronteira [email protected]

Quinze policiais civis atuantes na região de fronteira, entre investigadores e escrivães de polícia, participaram entre os dias 2 e 4 de fevereiro, de capacitação realizada pela Gerência de Operações Especiais (GOE), com objetivo de atualizar e reciclar os conhecimentos para operarem com segurança. 

O curso com total de 40 horas/aulas, foi ministrado para servidores lotados nas Delegacias de Polícia dos municípios de Comodoro (644 km a oeste de Cuiabá) e Campos de Júlio (553 km a noroeste da Capital), que foram divididos em duas turmas com 20 horas/aula cada.

Durante os quatro dias de curso com aulas teóricas e práticas, foram realizados treinamentos para pistola de calibre .40 e submetralhadora .40 . Oito investigadores que trabalham diretamente nas ruas também foram habilitados para a utilização de carabina calibre 556 (armamento tipo fuzil). 

Para a realização do curso, as munições foram disponibilizadas por outro órgão da Segurança Pública e diante dessa colaboração foi solicitado por meio de ofício à Gerência de Operações Especiais, para que promovesse a capacitação aos policiais civis, objetivando a reciclagem e o aperfeiçoamento.

Além dos treinamentos para melhorar as técnicas de uso e manuseio dos armamentos, como pistola, submetralhadora e carabinas (adquiridas recentemente através de parceria com o Sistema Penitenciário Federal), foi solicitado a GOE a realização de um módulo específico com  relação a cumprimento de prisões e cumprimento de buscas com entradas nas residências, em razão dos trabalhos das delegacias terem aumentados e estarem mais intensos.

As aulas teóricas aconteceram em sala de ensino nas dependências da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A parte das entradas em domicílios foi realizada em um conjunto de casas habitacionais que ainda não foram concluídas, após autorização da Prefeitura Municipal de Comodoro para a utilização.

O treinamento de disparos de armas de fogo aconteceu em uma propriedade rural onde a uma cascalheira com barrancos bem altos e ideal para esse tipo de prática, cedida por um particular.

O delegado de Comodoro, Ricardo Marques Sarto, agradeceu a equipe da GOE pelo curso ministrado sob a coordenação do investigador de polícia Fausto, que forma brilhante não mediram esforços para levar mais conhecimentos aos servidores da região.

“É muito importante a realização desses tipos de cursos, que deveriam acontecer com frequência, para que nossos profissionais tenham cada vez mais instruções para exercerem suas funções de forma segura e qualificada”, destacou.

SESP MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Gefron recupera veículos e prende duas pessoas na fronteira
Propaganda

Fronteira

Gefron recupera veículos e prende duas pessoas na fronteira

Publicados

em

As duas ocorrências foram registradas em Porto Esperidião nesta terça-feira (06.07)

O Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) recuperou um veículo Fiat Mobi, nesta terça-feira (06.04), e apreendeu uma motocicleta Yamaha Fazer que foi localizada junto com o carro. A ação ocorreu na MT-265, em Porto Esperidião (325 km ao Oeste de Cuiabá).

Por volta das 10h, durante patrulhamento na MT-265, foram avistados o veículo e a motocicleta. Os condutores não obedeceram a ordem de parada dos policiais e tentaram fugir. Após alguns metros eles desceram sentido à região de mata e não foi possível localizá-los.

Após checagem pela base do Gefron, foi verificado que o veículo Fiat Mobi é de propriedade da empresa Movida Locação de Veículos S.A. Foi feito contato e constatado que o contrato de locação está vencido desde o dia 15 de outubro de 2020, sendo que a empresa registrou um Boletim de Ocorrência em 2021.

Ao ser feita a checagem da motocicleta, foram verificados sinais de adulteração de sinal identificador e constatado ser produto de furto na cidade de Cuiabá, no dia 30 de março de 2021. Diante dos fatos, os veículos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Judiciária Civil da cidade de Porto Esperidião para as devidas providências que o caso requer. O prejuízo crime total estimado foi de R$ 58 mil.

Duas prisões

Já no período da noite, duas pessoas foram presas por apropriação indébita, durante patrulhamento na BR-174, também em Porto Esperidião. Uma delas possui antecedente criminal por receptação.

Os policiais avistaram um veículo Jeep Renegade de cor vermelha e fizeram a abordagem, por volta das 20h. Por meio de checagem via base do Gefron, foi verificado que o veículo também é de propriedade da empresa Movida Locação de Veículos S.A. Um Boletim de Ocorrência foi registrado este ano, com a natureza de apropriação indébita, na cidade de Santo André (SP).

Diante do fato, o veículo e os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia Especial de Fronteira (Defron), em Cáceres (214 km ao Oeste da capital), para as devidas providências. O prejuízo ao crime foi calculado em R$: 91.636,00.

Fonte: Nara Assis | Sesp-MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Locutor Ivan Diniz morre aos 57 anos por complicações causadas pela Covid-19
Continue lendo

INFORME PUBLICITÁRIO

Propaganda

Pontes e Lacerda

Propaganda

Polícia

Cidades

Mais Lidas da Semana