Justiça
Ministério Público vai investigar mortes por falta de oxigênio no Amazonas

Publicado em
18/01/2021 14:54:43Por
Da RedaçãoJustiça [email protected]

Avião militar C-130, da FAB, com cilindros de oxigênio para tratamento de pacientes de covid-19 em Manaus.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) vai apurar as causas e as consequências da falta de oxigênio medicinal em hospitais públicos e privados do estado. O procedimento foi instaurado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Segundo o MP, promotores vão coletar “possíveis evidências de atuação criminosa organizada” e apontar soluções para a situação – que, em nota, o órgão classificou como “caótica”. Além do Gaeco, a ação contará com a colaboração de membros de outras promotorias que lidam com aspectos como direito à saúde, à vida e à dignidade humana.
Em um despacho conjunto, promotores do Gaeco citam reportagens publicadas pela imprensa que, entre outros aspectos, informam que pacientes internados em hospitais de Manaus devido à covid-19 morreram pela falta de oxigênio.
Alegando que as medidas adotadas para fazer frente ao problema deveriam ter sido tomadas antes, os promotores afirmam ser necessário apurar quem, “entre pessoas físicas, jurídicas, servidores e entidades”, deixou de observar as “medidas de precaução necessárias”, permitindo que, “por motivos de desídia [negligência] ou interesses econômicos”, o “caos” se instalasse no sistema de saúde amazonense.
Desde a semana passada, o Amazonas, sobretudo a capital, Manaus, está às voltas com o desabastecimento de oxigênio medicinal. Já na terça-feira (12), o governador Wilson Lima afirmou que, só nos estabelecimentos públicos de saúde, a demanda pelo produto tinha aumentado mais de 11 vezes além da média diária de consumo em virtude do crescimento do número de casos da covid-19.
“Consumimos, na rede pública estadual de saúde, uma média de 5 mil metros cúbicos diários. Só nessa terça-feira foram consumidos 58 mil metros cúbicos”, disse Lima na terça-feira.
Principal fornecedora do insumo para o estado, a empresa White Martins afirma enfrentar um “cenário de crise sem precedentes”. A companhia, que até recentemente utilizava apenas metade da capacidade de produção da fábrica de Manaus para atender à demanda regional, elevou de 25 mil m3/dia para 28 mil m3/dia o limite máximo de produção da unidade fabril – o que, segundo a empresa e autoridades, ainda é pouco para atender a demanda que, na quinta-feira (14), já chegava a 70 mil m3/dia.
Para mitigar a situação, a White Martins está adotando uma série de medidas, entre elas a importação de parte do oxigênio que produz em suas fábricas da Venezuela e a compra do produto de outros fornecedores locais. O produto também está sendo transportado de outras cidades onde a White Martins tem fábricas para Belém, de onde é levado para Manaus em balsas, de onde a quantidade necessária é redistribuída para o interior do estado.
Força-tarefa
Até o momento, a situação só não foi pior devido a uma operação de guerra montada com o apoio de órgãos públicos, sobretudo das Forças Armadas. Nos últimos dias, aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) transportaram até o estado 36 tanques de oxigênio líquido, 1.510 cilindros de oxigênio gasoso, 40 respiradores e 12 usinas de oxigênio, entre outros equipamentos que, até este fim de semana, já totalizavam mais de 168 toneladas de carga. Em média, o estado tem recebido quatro voos diários de aeronaves militares cargueiras (KC-390 e C-130) transportando oxigênio líquido e gasoso, produto altamente inflamável.
Além disso, com o adiamento da entrega, pelo governo da Índia, de 2 milhões de doses de vacina que o Ministério da Saúde comprou do laboratório indiano Serum Institute, o avião comercial que o governo federal fretou para buscar os imunizantes foi usado para transportar sete usinas de oxigênio do Rio de Janeiro para Manaus. Segundo o governo estadual, os equipamentos doados pelo Ministério da Saúde chegaram à capital amazonense na tarde de ontem (17) e vão contribuir para a geração de oxigênio para uma parte dos hospitais locais a partir desta semana.
Juntas, as usinas têm capacidade para gerar o oxigênio necessário para abastecer a 100 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Inicialmente, duas usinas vão abastecer a enfermaria de campanha do Hospital Delphina Aziz. Três atenderão os hospitais Platão Araújo, Francisca Mendes e o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas. Outras duas usinas restantes serão destinadas a outros hospitais que ainda serão definidos.
Outras cinco usinas de oxigênio foram doadas ao estado pelo Hospital Sírio-Libanês. O governo de Pernambuco e a prefeitura de Recife doaram 200 concentradores de oxigênio que serão destinados a 49 cidades amazonenses com maiores dificuldades de acesso à capital e poucos cilindros de oxigênio disponíveis. Os equipamentos pernambucanos vieram de hospitais de campanha desativados no estado e ajudarão os pacientes que necessitarem de máscaras de ventilação não invasiva, sem a necessidade de respiradores.
Parte dos cilindros de oxigênio doados já foram distribuídos no último fim de semana, com o apoio da Polícia Civil, que usou helicópteros para transportar os equipamentos até hospitais de cidades do interior do estado.
Venezuela
De acordo com o governo estadual, o governo do estado de Bolívar, na Venezuela, também doou oxigênio hospitalar ao estado. A iniciativa, segundo a própria White Martins, não tem qualquer relação com a importação do produto disponível nas fábricas venezuelanas da empresa.
Ainda de acordo com o governo do Amazonas, carretas vindas da Venezuela devem chegar ainda hoje a Manaus, transportando 107 mil metros cúbicos de oxigênio doados pelo governo de Bolívar. “Isso vai contribuir significativamente para que haja uma estabilidade na nossa rede hospitalar, tanto na capital quanto no interior”, afirmou o governador Wilson Lima, em nota.
Também em nota, a White Martins esclareceu que está atuando para viabilizar a importação do oxigênio que identificou estar disponível em suas operações no país vizinho. Esta sim será, segundo a multinacional, “uma operação entre as empresas do grupo, sem envolvimento do governo”.

Justiça
Judiciário fecha Tribunal e mais 12 comarcas em razão de alto risco de covid-19 em MT; Pontes e Lacerda está entre elas
Publicados
5 dias atrásem
27/02/2021 - 09:06Por
Da RedaçãoO Poder Judiciário de Mato Grosso anunciou nesta quinta-feira (25.02) o fechamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e de mais 12 comarcas do estado em razão do alto risco para covid-19 apresentada por alguns municípios. A alta nos casos preocupa e foi o motivo da suspensão do Plano de Retorno Programado às Atividades Presenciais (PRPAP) que vinha sendo implementado.
Conforme divulgado pelo TJMT, foram fechadas as unidades jurisdicionais das comarcas de Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Primavera do Leste, Sinop, Sorriso, Barra do Garças, Poconé, Cáceres, Pontes e Lacerda, Nova Mutum e Cotriguaçu. Dessa forma, essas unidades deverão retornar ao regime de teletrabalho e ficam suspensos os prazos processuais dos processos físicos e híbridos, tramitando normalmente somente os eletrônicos.
A decisão, atenta à confirmação da circulação da cepa britânica do coronavírus em MT, foi assinada pela presidente do TJMT, Maria Helena Póvoas, pela vice-presidente, Maria Aparecida Ribeiro e pelo Corregedor-Geral, José Zuquim Nogueira. Também foi levado em consideração o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) nesta quinta-feira (25.02).
Também foi implantado o Balcão Virtual para atender os advogados, nas secretarias das unidades judiciárias da Segunda Instância. A proposta é oferecer uma plataforma de videoconferência apta a possibilitar a comunicação, em tempo real, com a unidade de atendimento das Secretarias Cíveis, Criminais, Órgão Especial, Secretarias Auxiliares da Presidência e Vice-Presidência e Conselho da Magistratura, para tratarem de assuntos envolvendo processos físicos ou eletrônicos em tramitação.
Fonte: pnbonline

Homem é preso suspeito de furtar ventiladores pulmonares de hospital referência para Covid-19 em Cáceres

Polícia Civil divulga resultado final do processo seletivo para o cargo de analista de sistemas em MT

Quarta-feira (03): Mato Grosso registra 255.712 casos e 5.904 óbitos

Avião com doses da vacina da Covid-19 bate em jumento que estava em pista de aeródromo da Bahia

Policiais civis prendem foragido da Comarca de Sapezal pelo crime de homicídio
Pontes e Lacerda


‘’ Foi uma grande falha o país não ter acreditado na vacina desde o início’’ diz Alcino durante entrevista na Conti FM; Veja a entrevista
Em entrevista à Rede Conti FM, na manhã desta terça-feira (02), o Prefeito Alcino Barcelos falou sobre as novas restrições...


Dois vereadores testam positivo para o Covid-19 em Pontes e Lacerda
Os vereadores Clébio Motorista e Sérgio Luiz (Juninho), ambos do Republicanos, testaram positivo para o novo coronavírus e estão afastados...


Mãe e padrasto são presos por estupro e maus tratos contra duas crianças em Pontes e Lacerda
Menina de 12 anos sofreu abuso sexual e o garoto de nove foi agredido pelo padrasto Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT Um...
Polícia


Homem é preso suspeito de furtar ventiladores pulmonares de hospital referência para Covid-19 em Cáceres
Suspeito se apresentou no hospital como técnico em manutenção de equipamentos hospitalares, dizendo que faria um orçamento relativo a serviços...


Polícia Civil divulga resultado final do processo seletivo para o cargo de analista de sistemas em MT
Assessoria | Polícia Civil-MT A Polícia Civil de Mato Grosso comunica a homologação do resultado final dos candidatos aprovados e...


Polícia Civil cumpre prisão de procurado pela Justiça em Comodoro
Um procurado pela Justiça de Comodoro (644 km a oeste de Cuiabá) foi preso pela Polícia Civil, na tarde de...
Cidades


Policiais civis prendem foragido da Comarca de Sapezal pelo crime de homicídio
Policiais civis de Campos de Júlio cumpriram nesta terça-feira (02.03) um mandado de prisão contra um foragido da Justiça de...


Marido é preso em flagrante por abandono e maus tratos contra mulher paraplégica
Além de deixá-la sozinha, sem refeições e cuidados, ele também ficava com a aposentadoria da vítima Uma mulher paraplégica e que...


PM fecha festa clandestina com mais de 100 pessoas, apreende drogas e prende 8 pessoas em Cáceres
Por: JONER CAMPOS I CÁCERES NOTÍCIAS [email protected] Policiais militares, ambientais, da Força Tática e fiscais da prefeitura de Cáceres (a 220...
Mais Lidas da Semana
-
Cidades6 dias atrás
Corpo de jovem é encontrado por pescador no Rio Jauru, em Porto Esperidião; Vítima estava amordaça e com os pés amarrados
-
Pontes e Lacerda6 dias atrás
Prefeitura de Pontes e Lacerda emite novo decreto com novas restrições; veja
-
Pontes e Lacerda7 dias atrás
Pontes e Lacerda entra no grupo de ALTO RISCO PARA CONTAMINAÇÃO DO COVID-19 em MT
-
Fronteira7 dias atrás
Homem é preso por extração ilegal de pedras preciosas em Nova Lacerda; munições foram apreendidas
-
Mato Grosso3 dias atrás
Mauro vai decretar toque de recolher em todo estado e multar cidadão que desrespeitar a lei
-
Fronteira7 dias atrás
Suspeito é preso por apropriação indébita em Pontes e Lacerda
-
Pontes e Lacerda3 dias atrás
CONFIRA O QUADRO DE VAGAS NO SINE MUNICIPAL DE PONTES E LACERDA PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA (01/03/2021)
-
Fronteira7 dias atrás
Gefron apreende 8 kg de drogas na fronteira; suspeito diz que receberia R$ 2.500,00 pelo transporte