conecte-se conosco



Agronegócio

Mato Grosso está entre os 5 Estados com força para superar efeitos da pandemia em 2021, aponta consultoria

Publicado

O levantamento foi feito pela Tendências Consultoria Integrada e publicado em reportagem do jornal O Estado de São Paulo, no domingo (23.08)

Carol Sanford | Secom-MT

Mato Grosso foi apontado como um dos cinco Estado brasileiros que terão força econômica para superar os efeitos da pandemia da Covid-19 e encerrar 2021 com Produto Interno Bruto (PIB) 1,4% acima dos índices de 2019 (antes da pandemia). O agronegócio será o propulsor da melhora na economia mato-grossense.

O levantamento foi feito pela Tendências Consultoria Integrada e publicado em reportagem do jornal O Estado de São Paulo, no domingo (23.08). Também foram citados os Estados de Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro e Goiás.

De acordo com a análise, o cenário positivo se dará, principalmente, em razão das commodities agrícolas e minerais. No caso de Mato Grosso, a estrutura produtiva da região, pouco sensível à dinâmica nacional, garantirá o reflexo positivo na economia.

“A atividade econômica do ano que vem dependerá de uma série de condicionantes, como a própria evolução da pandemia e o reflexo de questões políticas na agenda econômica, com destaque para a questão fiscal”, apontou o economista da Tendências, Lucas Assis.

Apesar do índice positivo de Mato Grosso, a Região Centro Oeste terá queda de 2,1% no PIB. O que deve puxar para baixo o resultado do Centro-Oeste é o desempenho do Distrito Federal, muito dependente dos serviços públicos. Já Mato Grosso do Sul deve ser o Estado mais resiliente no biênio 2020-2021 e deverá exceder em 2,7% o PIB de 2019.

Comentários Facebook
publicidade

Agronegócio

Ex-prefeito de cidade paulista virou pioneiro da pecuária em Vila Bela da Santíssima Trindade-MT

Publicado

No Giro pelo Brasil que foi ao ar nesta quinta, 14, o gerente de originação da Friboi em Pontes e Lacerda-MT, Aristides Chicarolli Filho – Tidinho – destacou uma boiada Nelore terminada em confinamento na Fazenda Santa Cruz, propriedade localizada em Vila Bela da Santíssima Trindade-MT.

A fazenda é administrada por Izair dos Santos Teixeira, produtor que foi prefeito do município paulista de Buritama por três mandatos – de 1983 a 1988 e depois duas vezes seguidas entre 2009 e 2016. A cidade, fundada em 24 de agosto de 1892 às margens do Rio Tietê, está distante 540 km da capital São Paulo e tem hoje pouco mais de 15,4 mil habitantes.

Na foto em destaque acima, Tidinho aparece à direita, ao lado de Izair  Teixeira (centro) e sua esposa, Dona Lair (esquerda). “É gente boa demais e companheiro!”, completou.

Além do cargo de chefia do executivo no município do estado de São Paulo, Izair também contribuiu para a agropecuária mato-grossense. “Ele está na região há 36 anos, foi prefeito de Buritama algumas vezes é um grande fornecedor nosso. Olha o tipo de boiada de qualidade!”, destacou Tidinho.

Fonte: GIRO DO BOI

Os animais aos quais o gerente de originação se referiu são bois Nelore confinados na Fazenda Santa Cruz e abatidos com peso médio de [email protected] na Friboi de Pontes e Lacerda. Veja na foto abaixo:

Veja mais informações no vídeo a seguir:

Comentários Facebook
Continue lendo
publicidade

Pontes e Lacerda

publicidade

Polícia

Cidades

Mais Lidas da Semana