conecte-se conosco



Agronegócio

Mais caro: pecuaristas de MT veem custo de produção saltar até 9% no terceiro trimestre

Publicado

Acompanhamento feito pelo Imea mostra que maior aumento foi registrado no sistema de recria-engorda, onde as despesas já subiram 26% desde o início do ano

Em Mato Grosso, os pecuaristas viram os custos de produção aumentarem no terceiro trimestre do ano. O maior salto foi registrado no sistema de recria-engorda, que ficou 9% mais caro que no trimestre anterior. No acumulado do ano, a alta já passa de 26%, segundo o Imea. A aquisição de animais foi ítem que mais pesou no bolso dos recriadores. A alta foi de 13,25% no trimestre, custando – em média – quase R$ 110 por arroba. No acumulado do ano, o salto chega a 43%. As despesas com impostos e taxas também registram aumento expressivo no período: 10,45%. No ano, o avanço soma 30%. Quanto aos gastos com suplementação, os pecuaristas que fazem recria e engorda, viram a conta subir 1,73% na comparação com o trimestre anterior. No acumulado do ano, foram 4,3%. Importante destacar que – de acordo com os analistas do Imea – ainda não foi observado o repasse total da alta dos insumos da ração por parte das revendas. A expectativa é de que o encarecimento dos principais ingredientes usados na alimentação, como milho e farelo de soja, venha a pesar mais no bolso dos pecuaristas durante o quarto trimestre.

Fonte: Canal Rural

Comentários Facebook
publicidade

Agronegócio

Ex-prefeito de cidade paulista virou pioneiro da pecuária em Vila Bela da Santíssima Trindade-MT

Publicado

No Giro pelo Brasil que foi ao ar nesta quinta, 14, o gerente de originação da Friboi em Pontes e Lacerda-MT, Aristides Chicarolli Filho – Tidinho – destacou uma boiada Nelore terminada em confinamento na Fazenda Santa Cruz, propriedade localizada em Vila Bela da Santíssima Trindade-MT.

A fazenda é administrada por Izair dos Santos Teixeira, produtor que foi prefeito do município paulista de Buritama por três mandatos – de 1983 a 1988 e depois duas vezes seguidas entre 2009 e 2016. A cidade, fundada em 24 de agosto de 1892 às margens do Rio Tietê, está distante 540 km da capital São Paulo e tem hoje pouco mais de 15,4 mil habitantes.

Na foto em destaque acima, Tidinho aparece à direita, ao lado de Izair  Teixeira (centro) e sua esposa, Dona Lair (esquerda). “É gente boa demais e companheiro!”, completou.

Além do cargo de chefia do executivo no município do estado de São Paulo, Izair também contribuiu para a agropecuária mato-grossense. “Ele está na região há 36 anos, foi prefeito de Buritama algumas vezes é um grande fornecedor nosso. Olha o tipo de boiada de qualidade!”, destacou Tidinho.

Fonte: GIRO DO BOI

Os animais aos quais o gerente de originação se referiu são bois Nelore confinados na Fazenda Santa Cruz e abatidos com peso médio de [email protected] na Friboi de Pontes e Lacerda. Veja na foto abaixo:

Veja mais informações no vídeo a seguir:

Comentários Facebook
Continue lendo
publicidade

Pontes e Lacerda

publicidade

Polícia

Cidades

Mais Lidas da Semana