conecte-se conosco



Política

Deputado Moretto defende consenso na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

Publicado

Mesmo fora da chapa montada pelo presidente Eduardo Botelho (DEM), que tenta a reeleição na Assembleia Legislativa, o deputado Valmir Moretto (PRB) demonstrou estar satisfeito com a nova composição formada pelo democrata.

Na última segunda-feira (8), Botelho oficializou a inscrição da chapa para concorrer ao comando do Legislativo para o biênio 2021-2022. Além dele, integram o grupo Max Russi (PSB), como primeiro-secretário; Janaina Riva (MDB), vice-presidente; Wilson Santos (PSDB), segundo vice-presidente; Valdir Barranco (PT), Claudinei Lopes (PSL) e Paulo Araújo (Progressistas), como segundo, terceiro e quarto secretários, respectivamente.

Moretto – que é o atual segundo-secretário da Casa – disse que sempre trabalhou para um consenso, evitando uma disputa desgastante entre colegas.

Como se sabe, a deputada Janaina tentava ocupar a primeira-secretária, que é responsável pelo ordenamento de despesas da Assembleia. A deputada, no entanto, não conseguiu o apoio necessário.

Sempre defendi que a Janaina e o Max entrassem num consenso. A disputa não é boa, traz divergência no parlamento, cria insatisfação dentro da Casa

“Sempre defendi que a Janaina e o Max entrassem num consenso. A disputa não é boa, traz divergência no Parlamento, cria insatisfação dentro da Casa”, disse Moretto ao MidiaNews.

“Pra mim, o consenso sempre foi o melhor caminho e sempre apostei nisso. Toda vida meu voto foi no Max, mas com muito respeito a deputada Janaina. Acho que encontramos o melhor caminho”, acrescentou.

Ainda segundo o deputado, a expectativa é que, a partir de fevereiro do próximo ano, possa se dedicar mais às ações voltadas à região Oeste do Estado, a qual ele representa.

“Não era para eu estar na primeira Mesa. Na eleição de deputado fiz um compromisso de entregar todo o meu trabalho pela região Oeste. Mas, com o cargo na Mesa Diretora, você acaba ficando sobrecarregado, cuidando do parlamento. Isso me ocupa um tempo que eu queria me dedicar a minha região”, disse.

“Já participo de várias comissões na Casa e, por conta de toda essa sobrecarga, preferi ficar fora do cargo”, concluiu Moretto.

Eleição

A eleição que define a nova Mesa Diretora ocorrerá na sessão desta quarta-feira (10), às 9h.

O voto ocorre de forma presencial. Em razão da pandemia da Covid-19, serão mantidas medidas de segurança especiais, visando a prevenção de contágio pelo novo coronavírus.

De acordo com consultor legislativo da Mesa Diretora, José Domingos Fraga, quem deve estar em plenário são o presidente Eduardo Botelho, a vice-presidente Janaina Riva e o primeiro secretário Max Russi.

Os outros parlamentares estarão em seus gabinetes e serão convocados um a um para votar. 

Conforme a legislação, a votação é realizada por meio de voto secreto, mediante apresentação de cédula completa, e por maioria absoluta de votos – 13. 

Caso não seja obtida a maioria absoluta, será eleita para a composição da Mesa Diretora a chapa que alcançar maioria relativa em segundo escrutínio. Neste caso, seria a metade mais um dos deputados presentes em plenário.

Os eleitos tomarão posse em 1º de fevereiro de 2021.

FONTE: CAMILA RIBEIRO | MÍDIA NEWS

Comentários Facebook
publicidade

Política

MORETTO: Deputado é internado em Cuiabá com Covid-19

Publicado

A assessoria do deputado estadual Valmir Moretto acaba de confirmar que o parlamentar foi internado no Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, nesta última quarta-feira (20).

Moretto apresentou um mal-estar e febre. Por precaução o parlamentar realizou uma bateria de exames e testou positivo para o Coronavírus.

Está sendo avaliado a hipótese de reinfecção ou até mesmo a possibilidade de em julho, quando foi diagnosticado com Covid-19 ter sido um ‘Falso Positivo’.

Comentários Facebook
Continue lendo
publicidade

Pontes e Lacerda

publicidade

Polícia

Cidades

Mais Lidas da Semana