conecte-se conosco



Mato Grosso

Comandante da PM faz visita técnica em Pontes e Lacerda, conhece projetos e ouve reivindicações

Publicado

Implantação da ‘Patrulha Maria da Penha’, criação do projeto ‘Trânsito é Vida’ e instalação de unidade de Escola Militar Tiradentes foram alguns dos temas das reuniões e encontros na Visita de Orientação Técnica do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, ao 12º Comando Regional da PMMT em Pontes e Lacerda (a 448 km de Cuiabá).

Na manhã desta terça-feira (18.02), depois de ser recebido pelo tenente-coronel Sandro Barbosa da Silva, comandante do 12º CR em substituição legal, Assis encontrou-se com o prefeito e o vice-prefeito da cidade, Alcino Barcelos e Wilson ‘do Viveiro’, respectivamente, e a secretária de Educação, Margarete March Libório.

Com os gestores municipais o comandante conversou sobre a reivindicação de implantação de uma Escola Militar Tiradentes no município, entre outros assuntos. Logo depois, atendendo ao pedido dos vereadores, esteve na Câmara Municipal onde debateu sobre melhorias na Segurança, ‘Patrulha Maria da Penha’ e outras questões.

No quartel do 12º CR, o comandante geral visitou as instalações do prédio e proferiu palestra a policiais das unidades militares que compõem a área de atuação desse Comando Regional. O coronel Assis falou de perspectivas de mudanças, da necessidade de fortalecer a prevenção, da evolução tecnológica com uso de dispositivos que permitem atendimento mais rápido e eficaz, e da necessidade de ações especificas conforme as necessidades regionais e locais.

Assis destacou as características regionais e a localização estratégica do 12º Comando. “Essa é uma região de fronteira e de floresta amazônica que precisa de ações e equipamentos diferenciados”, pontuou. O comandante citou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança, está em processo de aquisição de novos armamentos.

Para o tenente-coronel Sandro, a presença do comandante geral nos comandos regionais é fundamental para a comunidade e os policiais. No caso da população, demonstra consideração e cuidado, mostra que está preocupado em ouvir os representantes da sociedade e melhorar as ações de segurança. Para os policiais, pontuou Sandro, representa respeito e valorização. “Uma fala do comandante geral, como a que fez aqui, valoriza e motiva a tropa”, avaliou.

De acordo com o tenente-coronel Sandro, os projetos discutidos estão sendo encaminhados. A ‘Patrulha Maria da Penha’ está em processo de organização com Poder Judiciário e outros parceiros. O ‘Trânsito é Vida’, com a visita do comandante confirmou a parceria com a Prefeitura. Já o de criação da escola Tiradentes será discutido com a Secretaria Estadual (Seduc) por se tratar de unidade pública da rede estadual de ensino.

Conhecendo

Em Pontes e Lacerda o coronel Assis também conheceu dois projetos sociais da PMMT, o ‘Guarda Mirim’, criado há 10 anos e que atualmente atende 50 crianças, e o ‘Jiu Jitsu’, que funciona há três anos com cerca de 30 crianças e adolescentes e que este ano deve abrir mais 40 vagas para novos alunos.

Área de Atuação

Os municípios da área de atuação do 12ºCR são: Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Jauru, Conquista D’Oeste, Figueirópolis D’Oeste, São Domingos, Comodoro, Campos de Júlio, Nova Lacerda e Rondolândia.  

Comentários Facebook
Leia mais:  Pontes e Lacerda já registrou 63 óbitos por Covid-19 até o momento; 02 seguem em investigação
publicidade

Mato Grosso

Governo de MT publica decreto com novas medidas para frear contágio da covid-19

Publicado

As regras, assinadas pelo governador Mauro Mendes, deverão ser publicadas ainda nesta terça-feira (19.01) no Diário Oficial do Estado.

Foto por: Christiano Antonucci

De acordo com o decreto, pelos próximos 45 dias fica proibida a realização de eventos sociais, festas, shows, atividades em casas noturnas e confraternizações com mais de 100 pessoas em espaços privados ou públicos, “inclusive o uso de logradouros públicos, onde haja aglomeração e consumo de bebidas alcoólicas”.

Já os eventos corporativos (organizados por instituições públicas ou privadas) devem respeitar as regras sanitárias e distanciamento social previstas no Decreto 522, de 12 de junho de 2020, a exemplo do distanciamento mínimo de 1,5m e uso de máscaras.

Quanto às atividades em bares, restaurantes e congêneres, está permitida a realização desde que com o máximo de 50% da capacidade do local, “tendo como base o metro quadrado e o espaçamento de 1,5m (um metro e meio) entre as mesas/assentos”.

“Os prefeitos municipais deverão obrigatoriamente adotar as medidas estabelecidas neste Decreto ou outras mais restritivas, sob pena de responder pelas eventuais consequências de seus atos”, afirma trecho do decreto.

O documento autoriza as forças de Segurança do Estado de Mato Grosso a tomar todas as ações necessárias para fazer cumprir as novas medidas e também “possíveis normas municipais mais rígidas e/ou restritivas”.

Servidores

Ainda no decreto está previsto que, em casos excepcionais, poderá ser feito o regime de revezamento de trabalho aos servidores dos órgãos públicos estaduais (não se aplicando aos terceirizados).

O revezamento excepcional deve obedecer os critérios de permanência mínima de dois terços do quantitativo de servidores em trabalho presencial, mediante escala de revezamento a ser estabelecida pela chefia imediata; e também a compatibilidade das atividades exercidas pelo servidor com o regime de teletrabalho, “ainda que estas sejam oriundas de unidade administrativa diversa daquela em que o servidor está lotado”.

“A autoridade máxima do órgão ou entidade estadual poderá promover ajustes quanto à aplicação das regras de revezamento presencial e teletrabalho, conforme suas respectivas necessidades, ou para fins de garantir a preservação do funcionamento dos serviços considerados essenciais e prioritários”, afirma o decreto.

Comentários Facebook
Leia mais:  Condutor com CNH vencida em janeiro de 2020 deve renovar o documento este mês
Continue lendo
publicidade

Pontes e Lacerda

publicidade

Polícia

Cidades

Mais Lidas da Semana