O secretário da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Sinfra), Marcelo de Oliveira, esteve presente nesta terça-feira (06), durante a reunião da Comissão de Infraestrutura Urbana e Transporte da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Marcelo falou sobre a dificuldade de estadualizar novos trechos no estado. "MT ainda tem 22 mil km de rodovias não pavimentadas, além de quase duas mil pontes de madeiras. Se estadualizarmos todos os trechos solicitados não vamos dar conta de fazer nossa obrigação que é dar manutenção nas rodovias estaduais".
"Nós já fizemos convênios com associações, com consórcios, com o município, entregamos máquinas para os municípios, para os consórcios, para as associações, aduelas para as associações. Repassamos 50% do FETHAB diesel que é arrecadado, é repassado para os municípios. Agora cabe a cada um fazer a sua parte. Por que que o Estado está fazendo a parte dele. Além do que o Estado tem feito para os municípios com pavimentação urbana, programa de calçada, com iluminação pública", explicou o gestor.
Diante do que foi apresentado pelo secretário sobre estadualização das estradas, o presidente da comissão, deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), defendeu que Governo equipe mais as prefeituras para que as estradas possam ser recuperadas.
"Mas o Governo precisa equipar mais os municípios, trazer mais associações, melhorar os consórcios e investir mais nesse programa de recuperação de pontes. Foi feita a doação de aduelas, mas muitas prefeitura não conseguiram nem instalar essas aduelas. Então o Governo precisa fazer com que essa essa recuperação realmente chegue aos municípios. Eu sou a favorável da parceria, porque não adianta nada estadualizar e o Estado ficar ausente também".