Assessoria | PJC-MT
Cerca de 200 profissionais de Segurança Pública participaram de uma capacitação voltada ao aprofundamento de questões relacionadas a violência doméstica, realizada nos dias 05 e 06 de novembro, pela Rede de Frente em Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá).
No treinamento, em que foram abordados diferentes temas relacionados a violência doméstica, estiveram presentes policiais civis, militares, além de servidores da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e do Conselho Tutelar. As turmas foram divididas entre os dois dias visando a participação de maior número de servidores.
Entre outros objetivos, o curso visa a qualificação no atendimento às vítimas mulheres, o desenvolvimento de formas de interação entre as instituições envolvidas com ações de combate a violência doméstica e a compreensão a vivência emocional das vítimas.
Na abertura do evento, o delegado regional, Adilson Gonçalves de Macedo, falou sobre a necessidade de falar sobre o atendimento humanizado à vítima. A investigadora de polícia e presidente da Rede de Frente, Andrea Guirra, falou sobre a criação do Rede de Enfrentamento e sua razão de existir.
Entre as palestras, o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Luís Bitante, abordou o tema 'Aspectos Históricos e Culturais da Naturalização da Violência Contra a Mulher: Uma Análise pelo Gênero'. Em seguida, a psicóloga e professora do Centro Universitário Univar, Ana Paula Fernandes, apresentou a palestra 'Ciclo da Violência Doméstica: a Vivência Emocional das Vítimas'.
À tarde, a promotora de justiça, Luciana Abrão discorreu sobre o tema, 'Do Inquérito Policial ao Tribunal do Júri: Aspectos Técnicos e Práticos Sobre o Crime de Feminicídio'. Ao final, tivemos a defensora pública, Lindalva Ramos, falou sobre a 'Escuta Qualificada e Atendimento Humanizado e o Trabalho em Rede.