logo
GERAL

Polo de vacinação da UFMT volta a funcionar nesta terça-feira e passa a aplicar a 1ª dose da vacina contra a Covid


Polo de vacinação da UFMT volta a funcionar nesta terça-feira e passa a aplicar a 1ª dose da vacina contra a Covid
O local ficou temporariamente sem funcionar, pois, até então, era usado apenas para a aplicação de segunda dose.

O polo de vacinação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) voltará a ser ativado, com aplicação de primeira dose para o público de 55 a 59 anos sem comorbidades, a partir desta terça-feira (8). O local ficou temporariamente sem funcionar, pois, até então, era usado apenas para a aplicação de segunda dose.

A equipe da coordenação da campanha de imunização, com o aval do prefeito Emanuel Pinheiro, decidiu abrir a UFMT também para aplicar a primeira dose. Para isso, foi necessário adaptar o local para o pós vacina.

Assim como no polo do Sesi Papa, a partir de agora a UFMT também contará com um espaço para os vacinados com primeira dose, para que possam esperar por cerca de 15 minutos dentro dos seus veículos, pois caso tenham alguma reação, serão amparadas pelas equipes da imunização.

Para se cadastrar, é necessário entrar no site e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual.

Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina.

No dia da vacinação, a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado.

Agendamento excluído

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, devido ao grande número de faltosos na data agendada para tomar a vacina contra a Covid-19, houve uma mudança no sistema do site e os agendamentos serão válidos durante dois dias apenas. Caso a pessoa não compareça nesse prazo, seu agendamento será excluído e o respectivo cadastro irá para o final da fila virtual.

A enfermeira Iolazil Rodrigues, que atua na coordenação do polo SESI Papa (drive-thru), relata que no atendimento aos pacientes, recebe diversas justificativas das pessoas para não se vacinarem no dia para o qual foram agendadas.

Entre elas, há pessoas que querem escolher a vacina. A coordenadora explica que muitos chegam e perguntam qual vacina está sendo aplicada e se não é a que eles querem, vão embora sem se vacinar.

A coordenação conta que também há pessoas que preferem não ir no final de semana porque não querem ficar alguns dias sem ingerir bebida alcoólica.

A baixa procura das pessoas já tem sido observada pela coordenação da campanha de imunização há algumas semanas.

Por G1 M

Mais lidas

VER MAIS