Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT
A atual condição dos idosos em nosso país e principalmente no Estado foi determinante para o deputado estadual Paulo Araújo (PP) promover politicas públicas em prol dos idosos. No plenário da Assembleia Legislativa, o parlamentar apresentou o projeto de lei (PL 1163/19) que define o pictograma que representa o idoso para uso em placas indicativas de atendimento prioritários em Mato Grosso.
“É bastante obvio que é essencial à adequação aos novos tempos e às condições físicas e mentais em que as pessoas com mais de 60 anos se encontram nos dias atuais. A imagem pode parecer irrelevante para alguns, mas sem sombra de dúvidas pode influenciar a autoestima das pessoas que chegam nesta faixa etária”, analisou o parlamentar.
O projeto ressalta que atualmente pessoas com mais de 60, 70 e 80 até de mais idade apresentam uma condição muito superior aquela dos anos 90, quando foi implantado o desenho nestas placas, e logo após por não haver na época uma normatização o símbolo foi incorporado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mas deixando claro que este símbolo sofreu pequena alteração onde a própria ABNT esta revendo esta imagem.
Na matéria consta ainda que no ano de 2013, foi lançada por uma agência do ramo, uma campanha publicitária para buscar uma nova cara para a Terceira Idade, visto que atualmente é difícil encontrar algumas pessoas com 60,70 anos ou mais usando bengala por motivos somente de idade. “Pelo estudo feito pudemos observar que esse projeto de lei já vem sendo aprovado em vários estados do país como um similar que é a base deste, foi apresentado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul”, finalizou Paulo Araújo.
Pictograma
É uma imagem que usa símbolos de fácil compreensão para representar objetos ou conceitos, como: “proibido estacionar”, “extintor de incêndio”, “área de escola”, dentre outros.