Assessoria | PJC-MT
A Polícia Judiciária Civil, por meio do Núcleo de Atendimento ao Idoso, da 2ª Delegacia de Polícia do Carumbé, finalizou na manhã desta terça-feira (05.11), o ciclo de palestras orientativas para profissionais do ramo de transporte coletivo intermunicipal da grande Cuiabá.
As apresentações foram ministradas para três empresas de ônibus público, em parceira com o Conselho Municipal do Idoso, representado pelo senhor Jerônimo Urei. O trabalho preventivo tem como objetivo, alertar e levar esclarecimentos sobre crimes contra idoso, principalmente o de discriminação por motivo de idade.
Durante as atividades de cunho social, realizadas nesta manhã (05), estiveram presentes funcionários da empresa, como psicólogos, assistentes sociais, do setor de RH, advogado, alguns idosos e vários motoristas, que conheceram sobre as atribuições do Núcleo do Idoso, além dos crimes os motoristas podem incorrer em desfavor do idoso.
Conforme o delegado Vitor Chab Domingues, em maio deste ano quando assumiu o setor havia 700 inquéritos instaurados. Ao todo foram baixadas 75 portarias e ao longo de seis meses (maio a outubro) foi possível reduzir o número para 345 inquéritos policiais, bem como foram lavrados 97 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) e 402 Autos de Investigações Preliminares (AIP).
Devido ao grande volume de procedimentos de variadas naturezas como, maus tratos, apropriação indébita, abandono de idoso, omissão de socorro, crimes relacionados a violência doméstica, lesão corporal, ameaça, delitos contra a honra no ambiente familiar, entre outros, foi realizado um trabalho de força tarefa para alcançar a redução.
'Graças ao empenho e dedicação de toda equipe de policiais civis, que não mediu esforços para concluir os inquéritos instaurados desde 2014 até 2019, seguimos firmes na missão de dar todo o atendimento e suporte necessário aos idosos, que a cada ano ficam mais fragilizados, aplicando-se o Estatuto do Idoso na sua íntegra', destacou Vitor Chab Domingues.
Com a finalização do ciclo de palestras realizadas nas três empresas de transporte público, a ideia é dar continuidade aos trabalhos preventivos tendo como público-alvo empresas de vigilância bancária e em locais de atendimento a população de forma geral, como Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Socorro.