logo
POLÍTICA

Governador nomeia deputado réu em ação para vaga no TCE-MT no mesmo dia em que presidente do TJ autorizou posse


[caption id='attachment_24212' align='alignright' width='300'] Foto: Karen Malagoli/ ALMT[/caption]

O governador Mauro Mendes (DEM) já deu posse para o deputado Guilherme Maluf (PSDB) na vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O ato foi assinado nessa quinta-feira (28), mesma data em que o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Carlos Alberto Alves da Rocha, autorizou a posse dele no cargo, e publicado no Diário Oficial que circula nesta sexta-feira (1º).

Maluf responde a processo por corrupção e isso estava impedindo a nomeação dele na vaga.

O juiz da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Popular da Capital, Bruno D’Oliveira Marques, havia determinado a suspensão da nomeação e da posse de Maluf no TCE ao entender que a escolha do deputado pelos colegas ocorreu de forma acelerada e que Maluf não possui reputação ilibada para ocupar o cargo.

Todo o processo de escolha demorou menos de uma semana, mesmo Maluf sendo réu em uma ação criminal por corrupção.

O nome do deputado Guilherme Maluf foi escolhido, por maioria, na Assembleia Legislativa, para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

A respeito dos critérios para preenchimento do cargo, o desembargador entendeu que os requisitos questionados, na Ação Civil Pública, quais sejam, reputação ilibada e notório conhecimento jurídico, contável, econômico e financeiro ou de administração pública são subjetivos. Requisitos, que para a maioria dos parlamentares, foi preenchido.

Por G1 MT