O Governo do Estado vai promover na próxima quinta-feira (5) oito tenentes-coroneis da Polícia Militar ao cargo de coronel da Corporação – a mais alta patente da PM no Estado. Os nomes foram anunciados nesta quinta-feira (4).
Inicialmente, o Governo tinha a garantia de fazer 7 promoções ao posto máximo da Polícia Militar. Os escolhidos foram os comandantes do Gefron, José Nildo Silva de Oliveira; das regionais de Primavera do Leste (236 KM da Capital), e de Barra do Garças (501 KM de Cuiabá), respectivamente, Francyanne Siqueira Chaves e Antônio Gilvando de Souza; do Ciopaer, Juliano Chiroli; da Força Tática de Cuiabá, André Avalino Neto; do Batalhão de Trânsito, Esnaldo de Souza Moreira; além do Chefe da Casa Militar, Eduardo Henrique Souza.
De última hora, o coronel Marco Tadeu se aposentou e abriu mais uma vaga para promoção. O escolhido, então, foi o tenente-coronel Claudio Fernando Carneiro Souza, que atua em Nova Mutum.
A Polícia Militar conta com 30 coroneis na ativa. O salário mensal dos coronéis PM em Mato Grosso é de R$ 26 mil.
EVENTO
A Polícia Militar realiza nesta quinta-feira a solenidade em comemoração aos 184 anos da corporação. O evento será às 19 horas, no Quartel do Comando Geral, com a promoção de 546 policiais, além da entrega da comenda Homens do Mato para diversas personalidades, entre elas, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o governador Mauro Mendes.
Serão promovidos, na solenidade, 412 praças, aos postos de subtenente, sargento e cabo, e 134, ascenderão a oficiais, aos postos de tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel. O Comando Geral está localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 6135, no bairro Novo Paraíso.
No dia 05 de setembro de 1835, por meio da Lei nº 30/1835, aprovada pela Assembleia Legislativa Provincial de Mato Grosso, surgia oficialmente o Corpo Policial ‘Homens do Mato’, então formado por um grupo de menos de 20 policiais. Quarenta e quatro anos depois, em 1891, o nome Polícia Militar pela apareceu primeira vez, com a nomeclatura ‘Corpo de Polícia Militar’.
FONTE: Cáceres Notícias