Professor Renalto Junior explica que além de dicas das matérias, é importante motivar os alunos
Foto: ROSE DOMINGUES
Cerca de mil estudantes devem participar do ‘aulão’ gratuito do Exame do Ensino Médio - Vem pro Enem, promovido pela equipe do deputado Dr. Gimenez (PV), em seis municípios da região. O objetivo é reforçar os conteúdos principais de matérias consideradas peças-chaves na prova: redação e matemática.
Para o professor especialista em literatura e mestrando em ensino, Renalto Junior, que compõe a equipe do parlamentar de São José dos Quatro Marcos, a proposta é acima de tudo motivar os jovens que farão a prova nos próximos dois domingos, dias 03 e 10 de novembro.
“Temos uma equipe de professores empenhada em fazer um apanhado geral das matérias, levando inúmeras dicas, mas queremos acima de tudo fortalecer a confiança desses alunos, porque sabemos que mais de 60% do desempenho deles depende do controle das emoções como ansiedade, estresse e medo”.
As primeiras aulas foram no município de Mirassol D’Oeste, que reuniram na terça-feira (29) cerca de 250 estudantes, entre os períodos matutino e noturno, nas Escolas Estaduais Padre Tiago e Padre José Anchieta. O roteiro compreendeu ainda: Pontes e Lacerda e Rio Branco (30), S. J. Quatro Marcos (31); além de hoje e amanhã Cáceres (01) e Araputanga (02).
O professor Epaminondas de Matos Magalhães, doutor em letras, realizou a palestra ‘Desvendando os mistérios da redação’, na Câmara Municipal de Pontes e Lacerda, para mais de 150 estudantes. “É motivador ver os olhos desses jovens brilhando, em busca da realização dos seus sonhos, sempre explico que escrever não é um bicho de sete cabeças, mas exige técnica e treino”. Redação e matemática são disciplinas que geram mais 'medo' nos estudantes e por isso são foco dos 'aulões'
Foto: ROSE DOMINGUES
Já Elaine Franco e Jefferson Antonione vão ministrar as aulas de redação e matemática em Araputanga, no sábado, das 7h30 às 11h, véspera do Enem. “Nós vamos mostrar também que é importante ter foco, administrar bem o tempo para responder toda a prova, ou seja, não pode ficar parado em uma única questão que considerar mais difícil e principalmente não pode se desesperar”, pontuam os professores.
Os portões abrirão ao meio-dia, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h, neste ano não há horário de verão, por isso é preciso chegar pontualmente. Neste ano, as provas ocorrem em 1.727 municípios e tiveram 5 milhões de inscrições confirmadas. Para acessar o cartão de confirmação do aluno: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/
Dicas para o Enem
Renalto Junior, que é servidor público e também professor, explica que a inteligência emocional faz muita diferença na vida dos estudantes, por isso, o primeiro passo é não ignorar o que está sentindo, fazer meditação pode ajudar muito no controle do estresse.
“Quando se perceber sob muita pressão, pare o que estiver fazendo e respire. Não insista em continuar lendo um enunciado ou fazendo uma conta se não estiver se sentindo bem ou concentrado. Beba uma água e, se necessário, vá ao banheiro, jogue uma água no rosto e passe um tempinho sentado fora da sala”. Também haverá aula na sexta-feira (01) e no sábado (02), véspera do Enem. Um total de seis municípios receberam as atividades
Foto: ROSE DOMINGUES
Outras dicas: concentre-se em seu próprio foco, não fique observando os colegas ao lado, também não se deixe levar pelo nervosismo alheio. “Pode acontecer de você estar calmo até sair de casa, mas ao encontrar com conhecidos no local de prova e conversar sobre conteúdos, questões ou outras coisas relativas ao vestibular, você se apavore. Evite esse tipo de situação”.
Ele ensina que confiar em si mesmo é um passo importante. Mais do que estar afiado em todas as matérias, é primordial saber que se preparou e tem um objetivo ao estar fazendo o Enem. “Também cheque com cuidado o local e horário da prova, se está com todo o material, leve uma garrafa d’água, uma fruta, saia bem antes para evitar chegar atrasado e boa sorte, nós acreditamos em vocês”, diz Renalto. Equipe do projeto 'Vem pro Enem' frisa que os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, chegar pontualmente e levar o material adequado é fundamental
Foto: ROSE DOMINGUES