logo
POLÍTICA

Crescimento da bacia leiteira de MT é tema de audiência em Araputanga


Deputado Valmir Moretto irá reunir técnicos da Embrapa, Mapa, Empaer, Senar e instituições bancárias para tratar do assunto com pecuaristas da região oeste.

Pensando em atender as demandas dos pequenos produtores, em específico da bacia leiteira estadual da região oeste, que possui amplo potencial de crescimento e geração de renda familiar no campo, o deputado Valmir Moretto (Republicanos) comandará uma audiência pública para tratar do tema, nesta segunda-feira (21). O evento será realizado no município de Araputanga, escolhido estrategicamente pelo alto número de laticínios e por estar no centro das 22 cidades que compõem a região oeste de Mato Grosso.

Atualmente, Mato Grosso é o 11º maior produtor de leite do país, com média mensal de 34 mil litros e anual de 684 milhões de litros, sendo a cadeia do leite a mais predominante nas propriedades dos agricultores familiares. Os números são expressivos; 21% da produção do leite da agricultura familiar de Mato Grosso contribuem para o cenário do agronegócio brasileiro.

Pensando em ajudar a crescer esses números e melhorar o ranking do estado, Moretto, técnicos da Empaer, Embrapa e Ministério da Agricultura e veterinários especialistas em genética leiteira e embrião convidam para participar do ato, que ocorrerá na sede do Rotary Club de Araputanga, a partir das 18h30.

Moretto afirmou que a audiência irá tratar de assuntos que possam contribuir para o crescimento da cadeia leiteira. Mato Grosso já esteve melhor ranqueado, mas com a falta de investimento no setor, hoje o estado está atrás de estados como Pernambuco, Bahia e Ceará, que possuem históricos de maior seca por ano e solo que não são tão úmidos como o de Mato Grosso.

“É uma grande oportunidade que temos para mostrar e ver o quanto a genética do gado de leite vem desenvolvendo e melhorando a bacia leiteira dos municípios da região oeste. Precisamos melhorar nossa posição no ranking. Já estivemos entre os oito melhores do Brasil e hoje somos o 11º. Então vamos discutir o melhoramento e o quanto podemos crescer”, disse o parlamentar.

O secretário Silvano Amaral, titular da pasta de Agricultura Familiar do Estado (Seaf), também confirmou participação no evento, assim como membros de laticínios, sindicatos e instituições bancárias, que irão falar sobre oportunidade de crédito com os pecuaristas que estiverem no local.

Serviço  - O quê - Audiência pública sobre a bacia leiteira de Mato Grosso

Quando – Segunda-feira (21)

Horário – 18h30

Onde – Rotary Club de Araputanga


Gabinete do deputado Valmir Moretto