Cerimônia contou com a presença do governador Mauro Mendes, secretários e outras autoridades
Em solenidade nesta quinta-feira (1º/07) na praça das Bandeiras, em Cuiabá, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou o lançamento da fase de resposta à Temporada de Incêndios Florestais (TIF-2021). O evento contou com a presença do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, do Comandante-Geral do CBMMT, Coronel BM Alessandro Borges, do secretário nacional de Segurança Pública, Carlos Paim e dos secretários de Estado de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante, e de Meio Ambiente (Sema), Mauren Lazzaretti, além de outras autoridades.
No Estado de Mato Grosso, o período proibitivo de queimadas começa neste 1º de julho e se estende até 30 de outubro.
De acordo o Comandante-Geral, o Corpo de Bombeiros Militar estará presente em todo Estado para a prevenção e combate das queimadas. “Estaremos nos 141 municípios fazendo um trabalho preventivo, de fiscalização e de combate [aos incêndios]. O objetivo maior é evitar que aconteça o incêndio, mas se acontecer estaremos a postos para realizar o combate imediato”.
Na solenidade, o governador realizou a entrega de equipamentos e de veículos que serão utilizados nesse período de combate. O CBMMT foi contemplado 20 automóveis para a fase de resposta aos incêndios, que estarão auxiliando nas brigadas em áreas rurais.
A secretária da Sema, Mauren Lazzaretti, destacou o trabalho do Corpo de Bombeiros e as ações em conjunto para a prevenção contra os incêndios. “Foram 400 pessoas capacitadas apenas no Pantanal, o treinamento dos pilotos da aviação agrícolas, que serão um suporte, o Governo do Estado está construindo um programa de apoio [...]. Além disso, a construção dos abafadores ecológicos, com apoio do setor privado e dos reeducandos da Secretaria de Segurança Pública e também da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, são mais de 1.200 abafadores” destacou.
O CBMMT possuí 25 bases físicas de em todo Estado, durante o período proibitivo serão ampliadas para mais 53 bases temporárias, como instrumento de resposta e combate aos incêndios florestais.
Segundo a Tenente Coronel BM Jusciery Rodrigues, Comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), os bombeiros militares realizaram diversas capacitações de brigadas para atuar nos combates aos incêndios. “Foram treinados mais de mil militares do Exército Brasileiro. Nós treinamos mais de 3 mil pessoas de comunidades tradicionais em todo Estado. Só no Pantanal foram mais de 400 pessoas para nos ajudar no combate e treinamos 80 pilotos agrícolas para estarem atuando junto”.
Além de toda capacitação externa, o Corpo de Bombeiros Militar vem se preparando em seus efetivos. “Nós tivemos várias capacitações internas dos nossos militares, em operações de drones, operações de maquinários agrícolas e outras”, completa a Comandante do BEA.
Por Davi Vittorazzi | CBMMT