conecte-se conosco


Fronteira

Três veículos com registro de ocorrência criminal são recuperados pelo Gefron na fronteira

Publicado

Policiais do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) recuperaram, no início da manhã desta terça-feira (01.10), na zona rural do município de Cáceres (a 250 km ao Oeste de Cuiabá), três veículos com registros de roubo/furto. Uma pessoa foi presa e dois conseguiram fugir pela mata. Os profissionais continuam as buscas para encontrar os autores dos delitos criminais.

Durante patrulhamento, os profissionais do Gefron avistaram dois veículos em alta velocidade, sendo uma caminhonete Hilux e um Prisma, e, ao solicitar ordem de parada, os condutores não obedeceram e tentaram fugir.

Os policiais começaram a perseguição e o motorista da caminhonete perdeu o controle e adentrou na área de mata. O veículo Prisma, que vinha logo atrás, também parou na região e ambos os condutores fugiram.

Já o terceiro motorista, que estava em outra caminhonete Hilux, tentou fazer manobra para pegar direção oposta, mas foi contido pelos policiais. O suspeito foi preso e encaminhado para a Delegacia de Cáceres e os veículos foram apreendidos.

Nos primeiros oito meses deste ano, o Gefron recuperou 159 veículos, fruto de roubo ou furto. As apreensões aconteceram nos 983 km de fronteira entre o Brasil com a Bolívia. Ainda no período, foram apreendidas mais de quatro toneladas de drogas e registradas 168 ocorrências. A atuação policial também retirou de circulação 15 amas de fogo e 916 munições.

Atuação

O Grupo de Fronteira passou a operar na repressão aos crimes transfronteiriços em 13 de março de 2002. Os 140 policiais realizam patrulhamentos pelas rodovias, estradas vicinais, operações, barreiras fixas e volantes na repressão ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, evasão de divisas e roubos de veículos.

A base operacional do Gefron fica no município de Porto Esperidião. Outros pontos de fiscalização estão distribuídos na região do Matão (Pontes e Lacerda), Vila Cardoso, Avião Caído (em Cáceres), Canil Integrado (Cáceres), além da sede administrativa na Sesp, em Cuiabá.

O Gefron conta com o serviço de disque-denúncia, pelo número 0800.646.1402. As informações recebidas são checadas pela equipe e a identidade é mantida em sigilo.

Comentários Facebook
Leia mais:  Instalação de novas usinas de etanol de milho em MT pode gerar cerca de 10 mil empregos em 2020
publicidade

Fronteira

Polícia Civil prende integrantes de quadrilha envolvida em roubos de caminhonetes na fronteira

Publicado

Assessoria | PJC-MT

Quatro integrantes de uma quadrilha envolvida em roubos de caminhonetes na região de fronteira foram presos, pela Polícia Judiciária Civil, na sexta-feira (18.10), em ação das Delegacias de Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade (448 e 521 km a Oeste de Cuiabá).

Robson Costa de Araujo Vieira, 27, Jacinto Neto Barbosa dos Santos, 38, Anderson Mateus Pedroso Camargo, 26 e Daniel Gomes de Toledo, 24, foram flagrados em um ponto de venda de entorpecentes em Vila Bela e confessaram a participação no roubo de um veículo na cidade de Conquista D’Oeste.

As investigações iniciaram quando os policiais da Delegacia de Pontes e Lacerda entraram em contado com a equipe da Polícia Civil de Vila Bela comunicando o roubo de uma caminhonete Chevrolet S10, ocorrido na quarta-feira (16), em Conquista D’Oeste, em que os suspeitos estariam deslocando com o veículo com destino a Bolívia.

Durante as diligências para interceptar o veículo, os policiais receberam informações de que a caminhonete foi encomendada por um traficante da Vila Bela, para ser trocado por drogas no país vizinho.

Com base na informação, os policiais passaram a monitorar pontos conhecidos por atuarem como bocas de fumo na cidade, onde foram verificadas fundadas suspeitas na casa de dois traficantes da cidade.

Após mais de 24 horas de vigilância, os policiais flagraram o momento que três suspeitos com características pessoais semelhantes às passadas pela vítima chegaram a casa. Diante das suspeitas, os policiais civis solicitaram o apoio da equipe da Polícia Militar para entrar na residência, onde surpreenderam os quatro suspeitos.

Durante a abordagem, os investigados tentaram resistir a prisão, porém acabaram detidos pelos policiais. Questionados, os presos confessaram a participação no roubo da caminhonete e disseram que o veículo foi levado para Bolívia ainda no dia 16.

Em buscas na casa, os policiais encontraram documentos pessoais de outros dois integrantes da quadrilha, que seriam os responsáveis pela boca de fumo e também por levar a caminhonete para a Bolívia. Também foi apreendido no endereço, um prato com resquícios de entorpecente, aparelhos celulares de origem duvidosa e dois botijões de gás produto de furto.

Diante das evidências, os suspeitos foram conduzidos a Delegacia de Pontes e Lacerda, onde foi lavrado o flagrante pelos crimes de roubo e associação criminosa.

Comentários Facebook
Leia mais:  Polícia Civil prende integrantes de quadrilha envolvida em roubos de caminhonetes na fronteira
Continue lendo
publicidade

Pontes e Lacerda

publicidade

Polícia

Cidades

Mais Lidas da Semana