conecte-se conosco



Política

Projeto de lei prevê a criação de rede de apoio a pessoas com esquizofrenia

Publicado


Thiago Silva no plenário da AL

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Thiago Silva é autor de um projeto de lei para criação de uma rede de atenção e apoio às pessoas diagnosticadas com esquizofrenia e doenças mentais. O objetivo é atender de forma completa as necessidades das pessoas que possuem a doença.

A esquizofrenia é um dos principais transtornos mentais e acomete 1% da população em idade jovem, entre os 15 e 35 anos de idade. O projeto visa garantir atenção de forma integral às pessoas com diagnóstico da doença, em todos os níveis de atenção à saúde estabelecida pela Rede de Atenção Psicossocial, realizando ações para defesa e garantia de direitos, prevenção de agravos, tratamento, reabilitação psicossocial, inclusão, trabalho e geração de renda.

“Queremos que a pessoa que possuem esquizofrenia tenham seus direitos garantidos pelo Estado, por isso buscamos essa política de saúde e inclusão social, por meio da rede de apoio a esses pacientes. Continuaremos a trabalhar forte para a saúde mental da população de Mato Grosso”, disse o deputado Thiago Silva.

Leia mais:  Senadores de MT votaram a favor da criminalização das fake news

São objetivos da criação da rede estadual de atenção às pessoas com esquizofrenia: fortalecer o cuidado integral às pessoas com esquizofrenia em todos os pontos da rede de atenção à saúde, com a efetivação de plano terapêutico singular, de caráter multiprofissional e centrado no paciente com participação dos familiares, amigos e cuidadores.

Realizam no estado o atendimento a pacientes com transtornos psicossociais, o Centro Integrado de Assistência Psicossocial (Ciaps) Adauto Botelho de Cuiabá, Hospital Paulo de Tarso em Rondonópolis, o Caps Vida Ativa de Tangará da Serra, Caps Infanto Juvenil de Cáceres, entre outros. 

Confira na lista os demais pontos de apoio http://www.saude.mt.gov.br/cidadao/345/guia-de-servico.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
publicidade

Política

ELEIÇÕES 2020: Partido do Deputado Moretto, Republicanos lança médico à prefeitura de Cáceres

Publicado

Cenário negativo da saúde gerado pela crise do novo coronavírus (Covid-19) levou o partido, sob a liderança do deputado Valmir Moretto, a lançar o nome do Médico Dr. Odenilson para chefiar o executivo municipal.

O Partido Republicanos decidiu lançar o médico Odenilson José da Silva para a disputa pela prefeitura de Cáceres (a 220 km de Cuiabá). A decisão de formar uma chapa majoritária (prefeito/vice) foi tomada após reunião da Comissão Executiva do partido na cidade, realiza em (1°) de julho, por videoconferência.

A candidatura tem o aval do deputado Valmir Moretto, que é do partido e tem fortes ações na cidade, como a retomada das obras da MT-343, funcionamento do Porto Fluvial de Cáceres, e novos leitos de UTI1s para o Hospital Regional.

O Partido afirma também que um nome médico é necessário para que o executivo tenha uma gestão mais humana, com foco no desenvolvimento social, econômico da cidade.

Após a reunião, o deputado Valmir Moretto determinou que o presidente do Partido na cidade, professor Salmo Cesar da Silva, elaborasse uma ata com as demandas para o pleito municipal em 2020. Uma das demandas é de que haja reuniões com outras agremiações políticas para formar alianças.

Também ficou determinada reuniões com representantes de setores como da educação, saúde, segurança, empresarial, grandes e pequenos produtores, além de movimentos sociais. O objetivo é entender cada uma das necessidades para resolvê-las ao assumir o executivo municipal.

“Desde já o Presidente do Partido Republicanos fica autorizado a reunir e a buscar alianças, com a finalidade de formar a melhor chapa majoritária e que corresponda aos anseios da população cacerense, sendo uma combinação entre candidatos de partidos que se afinam em suas ideias”, consta na ata.

Além de ser especialista na área da saúde, o médico ainda representa outros setores, por atuar no município também como pecuarista e empresário.

Currículo de peso

O médico Odenilson José da Silva é graduado em Medicina pela Universidade Federal De Mato Grosso. É especialista em oftalmologia e medicina de tráfego, além de ser proprietário do Centro Oftalmológico de Cáceres (COC).

Ainda na área da saúde, Odenilson é professor do curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e também servidor do Hospital Regional de Cáceres, onde atendia no setor de Trauma e Emergência (atualmente afastado para disputar as eleições).

Comentários Facebook
Leia mais:  ELEIÇÕES 2020: Partido do Deputado Moretto, Republicanos lança médico à prefeitura de Cáceres
Continue lendo
publicidade

Pontes e Lacerda

publicidade

Polícia

Cidades

Mais Lidas da Semana