conecte-se conosco



Mato Grosso

PRF realiza em MT operação de combate a roubo de veículos; Ação aconteceu em 12 municípios e envolveu 70 policiais distribuídos em 25 viaturas e um helicóptero

Publicado

A Operação Hircus da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com foco no enfrentamento a fraudes veiculares, foi realizada pela primeira vez além do Nordeste brasileiro. A quinta edição, de 19 a 29 de setembro, aconteceu também no Centro-Oeste – em Mato Grosso.

Os policiais recuperaram 20 veículos com registro de roubo ou furto, que estavam com os sinais identificadores adulterados. Foram presas 24 pessoas, apreendidas 03 armas, 401 munições e até animais silvestres vivos e abatidos, como Tartarugas da Amazônia.

Entre os veículos recuperados, havia uma caminhonete com registro de roubo há 17 anos em Recife/PE. Muitos eram do estado de Goiás e rodavam em Mato Grosso com adulterações para encobrir o crime.

A operação contou com 70 policiais de diversas regiões do País, distribuídos em 25 viaturas e um helicóptero da Divisão de Operações Aérea (DOA) da PRF. A ação foi integrada com as polícias Civil e Militar e com o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual de Barra do Garças.

As atividades aconteceram na região chamada de Alto Araguaia, que fica na divisa com Goiás, nos municípios de Barra do Garças, General Carneiro, Paredão Grande, Torixoréu, Campinápolis, Novo São Joaquim, Nova Xavantina, Água Boa, Nova Nazaré, Cocalinho, Canarana e Ribeirão Cascalheira. Os agentes percorreram rodovias e estradas, atravessaram rios em balsas e atuaram também dentro das cidades.

Além de Mato Grosso, a quinta edição da Operação Hircus aconteceu em Piauí e Paraíba. O nome Hircus refere-se a uma variedade de caprinos presente no nordeste brasileiro (Capra aegagrus hircus – em latim). Na linguagem policial, “cabrito” designa um veículo que é adulterado para esconder sua procedência ilícita, geralmente produto de roubo ou furto.

Comentários Facebook
Leia mais:  Mato Grosso registra 1.744 casos e 43 óbitos por Covid-19; 566 estão recuperados
publicidade

Mato Grosso

NOTA DE ESCLARECIMENTO: Detran-MT não tem caso confirmado de servidor com coronavírus

Publicado

O Detran-MT reforça que, desde que as unidades voltaram a funcionar de forma presencial, foram tomadas todas as medidas de prevenção e segurança necessárias para preservar a saúde dos servidores e da população

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) informa que, até o momento, não tem nenhum caso confirmado oficialmente de servidor com o novo coronavírus.

No caso do município de Várzea Grande, o Detran-MT tem dois postos localizados dentro do Várzea Grande Shopping, com os servidores trabalhando em regime de revezamento. Um posto fica no primeiro piso, onde presta os serviços de Habilitação, dentro do Centro Estadual de Cidadania. O outro posto está localizado no segundo subsolo, prestando os serviços de Veículos.

No último dia 19 de maio, uma servidora do Detran-MT, lotada no Centro Estadual de Cidadania, relatou alguns sintomas de gripe e foi imediatamente afastada do trabalho pela equipe de Gestão de Pessoas da Autarquia.

Desde o afastamento da referida servidora, nenhum outro servidor da unidade apresentou sintomas gripais, sendo que todos encontram-se em acompanhamento pela equipe de Saúde do Detran-MT. Até o momento, sem relatos de sintomas.

O Detran-MT ressalta ainda que existe um procedimento de higienização periódica de todas as unidades, contando com apoio do Corpo de Bombeiros Militar e do Exército Brasileiro na desinfecção dos ambientes nas unidades de Cuiabá e Várzea Grande. 

O Detran-MT também reforça que, desde que as unidades voltaram a funcionar de forma presencial, foram tomadas todas as medidas de prevenção e segurança necessárias para preservar a saúde dos servidores e da população, com a distribuição de máscara, álcool 70%, manutenção do distanciamento mínimo, bem como o acompanhamento de possíveis casos suspeitos de Covid-19. 

Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Leia mais:  NOTA DE ESCLARECIMENTO: Detran-MT não tem caso confirmado de servidor com coronavírus

Comentários Facebook
Continue lendo
publicidade

Pontes e Lacerda

publicidade

Polícia

Cidades

Mais Lidas da Semana