conecte-se conosco


Polícia

Polícia Militar comemora 184 anos com promoção de praças e oficiais e entrega de comendas

Publicado

A Polícia Militar realiza nesta quinta-feira (05.09) a solenidade em comemoração aos 184 anos da corporação. O evento será às 19 horas, no Quartel do Comando Geral, com a promoção de 546 policiais, além da entrega da comenda Homens do Mato para diversas personalidades, entre elas, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o governador Mauro Mendes.

Serão promovidos, na solenidade, 412 praças, aos postos de subtenente, sargento e cabo, e 134, ascenderão a oficiais, aos postos de tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel. O Comando Geral está localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 6135, no bairro Novo Paraíso.

O efetivo da PM hoje é de cerca de 7,5 mil agentes. De janeiro a julho de 2019, 8.252 pessoas foram presas em ações de prevenção e repressão à criminalidade. No mesmo período, os policiais apreenderam 2,5 toneladas de drogas e 1.164 armas de fogo, recuperaram 1.433 veículos roubados e furtados e capturaram 1.141 foragidos ou que estavam com mandados de prisão em aberto.

Além das operações de combate à criminalidade, a corporação atua em projetos sociais, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), cuja sede passou por reforma e foi reinaugurada na segunda-feira (02.09). Desde o ano de 2000, quando foi instituído em Mato Grosso, o Proerd formou 340 mil estudantes no curso que ensina a dizer não às drogas e a prevenir outras formas de violência, como o bullying. Este ano, a PM está ministrando cursos simultaneamente em mais de 100 escolas de 60 municípios.

No total, a Polícia Militar atua em 40 projetos sociais e todo o Estado, atendendo cerca de 3 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, com ensino sobre meio ambiente, prática esportiva, cultura e lazer. Em Cuiabá e Várzea Grande, crianças são destaques no esporte através dos programas ‘Judô Bope’, ‘JiuJitsu Rotam’ e ‘4º Bravo Lutas’.

Em Juara (709 km de Cuiabá) e Nova Lacerda (546 km de Cuiabá), estudantes da rede pública freqüentam os programas ‘PM Mirim’ e  ‘Guarda Mirim’, respectivamente, que têm como objetivo a prevenção à violência, valorização da vida e o ensino sobre cidadania, direitos e deveres.

“Homens do Mato”

No dia 05 de setembro de 1835, por meio da  Lei nº 30/1835, aprovada pela Assembléia Legislativa Provincial de Mato Grosso, surgia oficialmente o Corpo Policial ‘Homens do Mato’, então formado por um grupo de menos de 20 policiais. Quarenta e quatro anos depois, em 1891, o nome Polícia Militar pela apareceu primeira vez, com a nomeclatura ‘Corpo de Polícia Militar’.

FONTE: Governo do Estado de MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Novas regras para obter CNH entram em vigor
publicidade

Polícia

Quase 200 celulares, chips e carregadores são encontrados escondidos em paredes da maior penitenciária de MT

Publicado

Agentes penitenciários apreenderam 195 celulares, mais de 700 chips e 218 carregadores, que estavam escondidos nas paredes das celas do raio três, nessa quarta-feira (18), na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.

Também foi apreendido um tubo de creme dental que era usado para guardar tinta, usada para camuflar os buracos feitos pelos presos nas paredes.

A penitenciária está sob intervenção do estado desde 12 de agosto e passa por reformas.

A apreensão ocorreu após a primeira fase da operação que apreendeu várias uma série de objetos, como aparelhos eletrônicos, ventiladores, freezeres e geladeiras, além de centenas de blocos de anotação, com informações sobre a contabilidade do crime organizado.

A primeira fase dessa operação durou 30 dias.

A ação começou no dia 13 de agosto e terminou um mês depois. Durante esse período as visitas ficaram suspensas.

Uma das mudanças que aconteceram depois dessa operação foi em relação às visitas.

Não haverá mais a visitação nas quartas-feiras. Durante a semana, a visita passou a ser às sextas-feiras.

Quanto às visitas aos domingos, foi adotado um sistema de rodízio. A cada mês haverá rotatividade nos dias de visitas nos raios 1, 2, 3 e 4, garantindo que todos os familiares possam ver os presos aos domingos. A cada dia de visita, cerca de 600 visitantes ingressam na penitenciária.

Os presos podem receber até dois visitantes por vez, que devem estar devidamente cadastrados, além de crianças, que também devem ser cadastradas conforme documentação exigida no Manual de Procedimento Operacional Padrão do Sistema Penitenciário.

FONTE: G1

Comentários Facebook
Leia mais:  Projeto de lei sugere que municípios tenham condições de comprar máquinas usando o Fethab como garantia
Continue lendo
publicidade

Pontes e Lacerda

publicidade

Polícia

Cidades

Mais Lidas da Semana