conecte-se conosco



Fronteira

Gefron intensifica barreira para impedir entrada de estrangeiros em Mato Grosso

Publicado

O Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron-MT) vai reforçar a atuação policial em toda faixa que liga o Brasil com a Bolívia. A medida visa restringir, de forma excepcional, a entrada de estrangeiros em Mato Grosso e evitar a propagação do coronavírus (Covid-19). Com o empenho da tropa do grupamento e da Polícia Militar (PM-MT), a vigilância será contínua nos postos de fiscalização e por meio de barreiras volantes. A intensificação das ações atende à Portaria 125, de 19 de março deste ano, do Governo Federal.

A medida restritiva é de caráter excepcional e temporária no prazo de 15 dias, podendo ser prorrogado. No período estão proibidos a entrada de cidadãos da Bolívia, Argentina, Colômbia, República Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Guiana. O trabalho será desenvolvido dentro “Operação Hórus”, do Programa Vigia, do Ministério da Justiça e Segurança Pública

“Vamos aumentar nosso efetivo de policiais atuando na fronteira para cumprir a determinação do Governo Federal. Já desempenhamos um trabalho periódico de enfrentamento aos crimes transfronteiriços e agora vamos intensificar ainda mais”, afirma o comandante do Gefron, tenente-coronel PM, Fábio Ricas.

A base operacional do grupamento fica no município Porto Esperidião. Outros pontos de fiscalização estão distribuídos na região do Matão (no município de Pontes e Lacerda), Vila Cardoso, Avião Caído (em Cáceres), Canil Integrado (Cáceres).

A portaria traz algumas exceções. Fica autorizada a entrada de brasileiro, nato ou naturalizado, imigrante com prévia autorização de residência definitiva em território brasileiro, profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que devidamente identificado, funcionário estrangeiro acreditado junto ao Governo brasileiro.

A restrição de que trata esta portaria não impede o livre tráfego do transporte rodoviário de cargas, na forma da legislação vigente, a execução de ações humanitárias transfronteiriças previamente autorizada pelas autoridades sanitárias locais, o tráfego de residentes de cidades gêmeas com linha de fronteira exclusivamente terrestre.

O descumprimento das medidas disciplinadas nesta portaria implicará em responsabilização civil, administrativa e penal do agente infrator, a deportação imediata e a inabilitação de pedido de refúgio.

Hérica Teixeira | Sesp-MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Coronavírus: 826.866 pessoas estão curadas em todo o Brasil
publicidade

Fronteira

Bandidos trocam tiros com policiais do Gefron em Vila Bela, e policial acaba ferido na ação

Publicado

Um policial do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) ficou ferido durante uma troca de tiros com criminosos na manhã desta quinta-feira (2) em uma estrada vicinal do município de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 305 km de Cáceres (MT).

O soldado estava dentro da viatura quando foi atingido pelos disparos. Vários tiros foram efetuados contra o veículo, após os policiais encontraram uma camionete Ford Ranger de cor branca que trafegava no sentido Bolívia-Brasil, que ao avistar a guarnição veio a fazer uma manobra brusca, sendo que os ocupantes do veículo efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a guarnição.

Os policiais que estavam na guarnição revidaram a ação com vários disparos, sendo iniciado um acompanhamento ao veículo. Os criminosos em fuga continuaram a efetuar diversos disparos contra a guarnição.

Nesse momento o soldado foi lesionado no braço direito e a viatura foi danificada pelos disparos.

De acordo com a assessoria do Gefron os criminosos acabaram fugindo para a Bolívia, na sequencia os policiais retornaram para a cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade onde foram prestados os primeiros socorros ao policial ferido no Hospital Municipal.

Entretanto várias fotos e áudios tomaram as redes sociais dando conta que dois alvejados na comunidade de Mercedes no território boliviano teriam haver com está ocorrência, fato negado pelo Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron).

De acordo com a nota oficial,  nesta quinta-feira (2) por volta das 13h, começaram a circular nas redes sociais imagens de um homem ferido, deitado sobre uma maca, em local e data desconhecidos. Esclarecemos que o GEFRON não tem maiores informações sobre este fato.

COMUNICADO OFICIAL DO GEFRON
02 de julho de 2020

No dia 01/07 no período da manhã, uma guarnição do GEFRON realizava patrulhamento motorizado em uma estrada vicinal na zona rural do município de Vila Bela da Santíssima Trindade, quando se deparou com uma caminhonete branca com vidro fumê que trafegava no sentido Bolívia-Brasil. Quando avistou a viatura, o referido veículo realizou uma manobra brusca e concomitantemente seus ocupantes realizaram diversos disparos de arma de fogo, sendo que um deles acertou um policial que compunha a guarnição e outros atingiram e incapacitaram a viatura, o que impediu o acompanhamento e possibilitou aos criminosos a fuga de volta para a Bolívia. Foi prestado socorro ao policial ferido, que está fora de perigo e passa bem.

Na data de hoje, por volta das 13h, começaram a circular nas redes sociais imagens de um homem ferido, deitado sobre uma maca, em local e data desconhecidos. Esclarecemos que o GEFRON não tem maiores informações sobre este fato.

Disque denúncia 08006461402
GEFRON, há 18 anos os olhos da fronteira!
Servir e proteger. Fronteira!!!

Leia mais:  Bandidos trocam tiros com policiais do Gefron em Vila Bela, e policial acaba ferido na ação

Comentários Facebook
Continue lendo
publicidade

Pontes e Lacerda

publicidade

Polícia

Cidades

Mais Lidas da Semana