conecte-se conosco



Política

Deputado Moretto defende consenso na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

Publicado

Mesmo fora da chapa montada pelo presidente Eduardo Botelho (DEM), que tenta a reeleição na Assembleia Legislativa, o deputado Valmir Moretto (PRB) demonstrou estar satisfeito com a nova composição formada pelo democrata.

Na última segunda-feira (8), Botelho oficializou a inscrição da chapa para concorrer ao comando do Legislativo para o biênio 2021-2022. Além dele, integram o grupo Max Russi (PSB), como primeiro-secretário; Janaina Riva (MDB), vice-presidente; Wilson Santos (PSDB), segundo vice-presidente; Valdir Barranco (PT), Claudinei Lopes (PSL) e Paulo Araújo (Progressistas), como segundo, terceiro e quarto secretários, respectivamente.

Moretto – que é o atual segundo-secretário da Casa – disse que sempre trabalhou para um consenso, evitando uma disputa desgastante entre colegas.

Como se sabe, a deputada Janaina tentava ocupar a primeira-secretária, que é responsável pelo ordenamento de despesas da Assembleia. A deputada, no entanto, não conseguiu o apoio necessário.

Sempre defendi que a Janaina e o Max entrassem num consenso. A disputa não é boa, traz divergência no parlamento, cria insatisfação dentro da Casa

“Sempre defendi que a Janaina e o Max entrassem num consenso. A disputa não é boa, traz divergência no Parlamento, cria insatisfação dentro da Casa”, disse Moretto ao MidiaNews.

“Pra mim, o consenso sempre foi o melhor caminho e sempre apostei nisso. Toda vida meu voto foi no Max, mas com muito respeito a deputada Janaina. Acho que encontramos o melhor caminho”, acrescentou.

Ainda segundo o deputado, a expectativa é que, a partir de fevereiro do próximo ano, possa se dedicar mais às ações voltadas à região Oeste do Estado, a qual ele representa.

“Não era para eu estar na primeira Mesa. Na eleição de deputado fiz um compromisso de entregar todo o meu trabalho pela região Oeste. Mas, com o cargo na Mesa Diretora, você acaba ficando sobrecarregado, cuidando do parlamento. Isso me ocupa um tempo que eu queria me dedicar a minha região”, disse.

“Já participo de várias comissões na Casa e, por conta de toda essa sobrecarga, preferi ficar fora do cargo”, concluiu Moretto.

Eleição

A eleição que define a nova Mesa Diretora ocorrerá na sessão desta quarta-feira (10), às 9h.

O voto ocorre de forma presencial. Em razão da pandemia da Covid-19, serão mantidas medidas de segurança especiais, visando a prevenção de contágio pelo novo coronavírus.

De acordo com consultor legislativo da Mesa Diretora, José Domingos Fraga, quem deve estar em plenário são o presidente Eduardo Botelho, a vice-presidente Janaina Riva e o primeiro secretário Max Russi.

Os outros parlamentares estarão em seus gabinetes e serão convocados um a um para votar. 

Conforme a legislação, a votação é realizada por meio de voto secreto, mediante apresentação de cédula completa, e por maioria absoluta de votos – 13. 

Caso não seja obtida a maioria absoluta, será eleita para a composição da Mesa Diretora a chapa que alcançar maioria relativa em segundo escrutínio. Neste caso, seria a metade mais um dos deputados presentes em plenário.

Os eleitos tomarão posse em 1º de fevereiro de 2021.

FONTE: CAMILA RIBEIRO | MÍDIA NEWS

Comentários Facebook
publicidade

Política

ELEIÇÕES 2020: Partido do Deputado Moretto, Republicanos lança médico à prefeitura de Cáceres

Publicado

Cenário negativo da saúde gerado pela crise do novo coronavírus (Covid-19) levou o partido, sob a liderança do deputado Valmir Moretto, a lançar o nome do Médico Dr. Odenilson para chefiar o executivo municipal.

O Partido Republicanos decidiu lançar o médico Odenilson José da Silva para a disputa pela prefeitura de Cáceres (a 220 km de Cuiabá). A decisão de formar uma chapa majoritária (prefeito/vice) foi tomada após reunião da Comissão Executiva do partido na cidade, realiza em (1°) de julho, por videoconferência.

A candidatura tem o aval do deputado Valmir Moretto, que é do partido e tem fortes ações na cidade, como a retomada das obras da MT-343, funcionamento do Porto Fluvial de Cáceres, e novos leitos de UTI1s para o Hospital Regional.

O Partido afirma também que um nome médico é necessário para que o executivo tenha uma gestão mais humana, com foco no desenvolvimento social, econômico da cidade.

Após a reunião, o deputado Valmir Moretto determinou que o presidente do Partido na cidade, professor Salmo Cesar da Silva, elaborasse uma ata com as demandas para o pleito municipal em 2020. Uma das demandas é de que haja reuniões com outras agremiações políticas para formar alianças.

Também ficou determinada reuniões com representantes de setores como da educação, saúde, segurança, empresarial, grandes e pequenos produtores, além de movimentos sociais. O objetivo é entender cada uma das necessidades para resolvê-las ao assumir o executivo municipal.

“Desde já o Presidente do Partido Republicanos fica autorizado a reunir e a buscar alianças, com a finalidade de formar a melhor chapa majoritária e que corresponda aos anseios da população cacerense, sendo uma combinação entre candidatos de partidos que se afinam em suas ideias”, consta na ata.

Além de ser especialista na área da saúde, o médico ainda representa outros setores, por atuar no município também como pecuarista e empresário.

Currículo de peso

O médico Odenilson José da Silva é graduado em Medicina pela Universidade Federal De Mato Grosso. É especialista em oftalmologia e medicina de tráfego, além de ser proprietário do Centro Oftalmológico de Cáceres (COC).

Ainda na área da saúde, Odenilson é professor do curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e também servidor do Hospital Regional de Cáceres, onde atendia no setor de Trauma e Emergência (atualmente afastado para disputar as eleições).

Comentários Facebook
Continue lendo
publicidade

Pontes e Lacerda

publicidade

Polícia

Cidades

Mais Lidas da Semana